No Natal, os consumidores gastaram 1,1 biliões de dólares em compras online. Os dados da Salesforce são globais e revelam um crescimento de 50% em relação a 2019, traduzindo-se numa das maiores temporadas de compras digitais da época de festas até à data.

De acordo com o Relatório de Compras no Natal em 2020, os números do ano passado revelam-se, efetivamente, superiores. Em 2019 os consumidores fizeram compras online no total de 723 mil milhões de dólares.

Os dados mostram que o peso do comércio digital aumentou no final do ano, apesar das promoções terem começado mais cedo o ano passado. Apesar de os retalhistas terem começado a época de descontos e promoções no início de outubro, a maior parte das vendas digitais foi gerada durante a tradicional época de compras do período festivo de Natal.

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Quais os produtos que os consumidores mais compraram durante a época festiva? Os artigos de desporto e para o lar foram as categorias em maior destaque. A receita de produtos desportivos cresceu 108% em comparação com o ano anterior, com a categoria artigos para o lar a registar um crescimento de 89%. No pódio encontram-se ainda os alimentos e bebidas, com um aumento de 80%. Já os segmentos de roupa desportiva (35%), calçado (39%) e vestuário (40%) tiveram o menor crescimento nas receitas desta época festiva.

Apesar deste crescimento, os retalhistas preparam-se para as típicas devoluções. Este ano, a empresa prevê 330 mil milhões de dólares em artigos devolvidos. Em termos práticos, isto significa cerca de 30% de todas as compras feitas.

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Em comunicado, Rob Garf, vice-presidente da Industry Strategy for Retail da Salesforce, explica que a pandemia forçou os "comerciantes e marcas a inovarem rapidamente com a introdução de novas formas de recolha de compras online, concierges virtuais e foco nas redes sociais, mensagens e transmissões em direto, para chegarem aos clientes de novas formas". Agora, espera que essas novidades se mantenham este ano, já que se tornaram no novo padrão que os próprios consumidores esperam dos retalhistas e das suas marcas.

As conclusões relativas ao Natal foram publicadas depois de a Salesforce ter combinado perceções de mais de mil milhões de consumidores globais em mais de 40 países com a tecnologia commerce Cloud durante a temporada de festas. Esse período decorreu entre 1 de novembro e 31 de dezembro de 2020.

Em Portugal também se registou um boom das compras online no Natal. No mês de dezembro, as compras online aumentaram 241%, com o MB WAY a verificar também um crescimento significativo de 321%.

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