Depois de andar debaixo de fogo por causa da possível interferência russa nas presidenciais norte-americanas de 2016, através de uma campanha de disseminação de notícias falsas, o Facebook lança agora o novo botão “Context”.

Com o novo recurso, a rede social pretende que os utilizadores tenham, com um único clique e sem deixar o Facebook, o contexto da fonte de um artigo incluindo detalhes da entrada, tendências e conteúdo relacionado da Wikipédia, assim como  informações sobre como o artigo está a ser compartilhado.

"Este novo recurso foi projetado para fornecer às pessoas algumas das ferramentas de que precisam para tomar uma decisão informada sobre quais são as histórias para ler, partilhar e confiar", refere a empresa num comunicado.

A informação contextual adicional é extraída do Facebook e de outras fontes e, nos casos em que essa informação não esteja disponível, as pessoas serão avisadas disso.

O primeiro passo para evitar novas situações de manipulação foi a mudança na política de anúncios que incluem o aperto nas restrições dos conteúdos, assegurando que aqueles que não se insiram nos padrões de comunidade não possam ser usados na segmentação de anúncios.