Um novo estudo realizado pela Incogni revelou diferenças alarmantes nas práticas de privacidade entre as principais redes sociais. A análise classifica 15 plataformas populares em cinco categorias, destacando que o Facebook possui as piores práticas de proteção de dados.

O Reddit destacou-se como a rede social menos invasiva em termos de privacidade, com o Snapchat e o Pinterest nas classificações seguintes. Já o Facebook, juntamente com o Messenger e o LinkedIn foram identificados como os mais invasivos, recebendo as piores pontuações.

O relatório aponta ainda que Facebook, Instagram, YouTube, Facebook Messenger e Discord retêm dados pessoais dos utilizadores por até 180 dias após a exclusão das contas. Isso significa que fotos, vídeos e informações financeiras permanecem nas mãos dessas empresas muito tempo depois de os utilizadores acreditarem terem cortado vínculos com os serviços.

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A categoria de recolha e retenção de dados teve um impacto significativo nas baixas pontuações dos serviços da Meta, exceto o WhatsApp, que mantém os dados dos utilizadores por 90 dias. Em contraste, o Telegram exclui os dados em apenas um dia, obtendo a melhor classificação.

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O estudo também observou que quatro plataformas - Telegram, Reddit, Quora e Discord - alcançaram a pontuação ideal de 0 na categoria de transgressões, o que indica que não houve registos de violações de dados ou multas aplicadas. Em contrapartida, o X (antigo Twitter) teve mais de 25% da sua pontuação relacionada com problemas nessa categoria, com LinkedIn e Facebook a apresentarem também valores altos.

Além disso, a Incogni destaca que o Facebook e os seus serviços associados são os menos amigáveis no que diz respeito à clareza das políticas de privacidade. No Facebook, Instagram e YouTube os utilizadores têm de realizar até seis cliques para apagarem as suas contas, o que levanta questões sobre a facilidade de acesso e controlo dos dados pessoais.

A retenção prolongada de dados por essas plataformas gera preocupações adicionais sobre a venda de informações a terceiros e a vulnerabilidade dos utilizadores a possíveis violações de segurança, mesmo após a exclusão das contas, sublinha a Incogni.