Os autores e editores que publiquem textos usando o sistema de licenças Creative Commons podem disponibilizar os seus trabalhos a partir do Google Books, o serviço da Google que agrega livros e publicações e as disponibiliza para pesquisa e acesso, integral ou parcial, de forma gratuita.
Os autores ou editoras que já estão no serviço podem aderir à nova possibilidade, alterando as suas definições e passando a usar esta forma de identificação de "permissões". Os novos utilizadores podem, em breve, registar-se online e escolher uma das várias formas das Creative Commons.
Para os utilizadores isto significa acesso a mais conteúdos de acesso livre, que podem ser descarregados e partilhados, para posterior utilização mediante os termos da licença.
Se houver autorização dos autores, os trabalhos disponibilizados por esta via podem inclusive ser modificados por quem os descarrega e voltar para a plataforma, melhorados, ou pelo menos diferentes.
As Creative Commons são um sistema de licenciamento criado para facilitar a identificação do que o autor de um determinado trabalho digital está disposto a fazer com ele.
Por exemplo se permite que outros o copiem, distribuam, modifiquem, comercializem, etc. Diferentes símbolos permitem uma identificação rápida dos "limites" impostos pelo criador do conteúdo digital.
Em destaque
-
Multimédia
Conheça os 20 smartphones mais populares de 2025 e os que se destacam pela duração da bateria -
App do dia
diVine recupera vídeos antigos do Vine e a magia dos loops de 6 segundos -
Site do dia
Easy Tasks transforma links, vídeos e notas online em tarefas organizadas num só local -
How to TEK
Como “apagar” a memória do Copilot com os novos controlos de privacidade?
Comentários