Os autores e editores que publiquem textos usando o sistema de licenças Creative Commons podem disponibilizar os seus trabalhos a partir do Google Books, o serviço da Google que agrega livros e publicações e as disponibiliza para pesquisa e acesso, integral ou parcial, de forma gratuita.

Os autores ou editoras que já estão no serviço podem aderir à nova possibilidade, alterando as suas definições e passando a usar esta forma de identificação de "permissões". Os novos utilizadores podem, em breve, registar-se online e escolher uma das várias formas das Creative Commons.

Para os utilizadores isto significa acesso a mais conteúdos de acesso livre, que podem ser descarregados e partilhados, para posterior utilização mediante os termos da licença.

Se houver autorização dos autores, os trabalhos disponibilizados por esta via podem inclusive ser modificados por quem os descarrega e voltar para a plataforma, melhorados, ou pelo menos diferentes.

As Creative Commons são um sistema de licenciamento criado para facilitar a identificação do que o autor de um determinado trabalho digital está disposto a fazer com ele.

Por exemplo se permite que outros o copiem, distribuam, modifiquem, comercializem, etc. Diferentes símbolos permitem uma identificação rápida dos "limites" impostos pelo criador do conteúdo digital.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.