A próxima geração da internet, conhecida por Web3.0, vai ser impulsionada por tecnologias descentralizadas e em blockchain, num ecossistemas que empurrará cada vez mais as marcas para a necessidade de abordar os clientes de uma forma diferente.

A IDC acredita que 45% das marcas globais vão investir na criação de experiências imersivas, conteúdos acessíveis e comunidades envolvidas. Para a consultora, a Web3.0 vai permitir um maior crescimento do CX Creator Economy. O conceito define um modelo de negócios emergente, que vai permitir aos criadores de conteúdos tornarem-se proprietários do seu próprio negócio. Este mercado, segundo os cálculos da IDC, deverá valer, já em 2024, 300 mil milhões de dólares.

«O mundo está à beira da próxima grande revolução à medida que são desenvolvidos novos produtos e serviços digitais. Estas tecnologias Web3 em evolução, incluindo blockchain, criptomoedas, contratos inteligentes e outras, fazem a ligação com o metaverso em evolução», sublinha a IDC.

A adoção destas tecnologias pelas gerações mais jovens de trabalhadores e consumidores está a dar o mote para que as marcas repensem as experiências que querem proporcionar aos clientes, como o intuito de permitirem novas formas de ver, partilhar, experimentar ou pagar produtos e experiências.

Isso passará pela capacidade criar conteúdos mais acessíveis, através de diferentes plataformas e canais, capazes de gerar maior envolvimento. Os principais criadores de conteúdo digital e dinamizadores destas novas tendências são os influenciadores que recorrem às redes sociais, streamers, podcasters, músicos, artistas, escritores e outros, aponta a IDC.

As marcas terão de apostar em estratégias de ligação a estes atores “e apoiar um “exército” crescente de criadores internos, contratados e freelancers”, sublinha-se na previsão de maio da consultora, para além de terem de criar comunidades de plataformas da marca.

As ferramentas que tendem a ganhar mais destaque junto dos criadores são soluções como o Canva, Figma, Stencil, Adobe Spark, VRSpace, Sandbox e Omniverse. Antecipa-se também que estes criadores de conteúdos vão utilizar plataformas como o CreativeLive, o Coursera, o Udacity e o Adobe Learning para a aprendizagem. Para negócios, Fiverr, Upwork, 99Designs e Freelancer serão as plataformas mais usadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.