Os ministérios espanhóis da Indústria e Economia, em conjunto com o Conselho de Estado, decidiram reduzir de forma drástica os custos dos registos de domínios em Espanha, uma medida que pretende incentivar a maior procura dos endereços terminados em ".es" por parte das empresas e individuais. As reduções vão de 71 a 92 por cento e têm efeito já a partir de 7 de Junho.



ao abrigo das novas reduções ficam os registos no domínio de topo de Espanha (.es), assim como nos subdomínios '.edu.es', '.gob.es', '.com.es', '.org.es' e ainda '.nom.es". Os custos de registo directo de um endereço em .es caem de 94,8 euros para 27,6 euros, sendo que os agentes registadores gozam de uma redução ainda maior, de 51,7 euros para 4,1 euros, numa descida de 92,1 por cento.



Segundo comunicado, a redução deve-se a um simplificação das tarefas de comprovação para atribuição dos domínios e as entidades responsáveis admitem que desta forma pretende colocar a taxa de registo de domínios ao mesmo nível que os países mais avançados na área da Sociedade da Informação.



A Red.es é a entidade responsável pelo registo de domínios em Espanha, um papel que em Portugal é assumido pela FCCN. Os utilizadores que pretende registar os seus domínios podem recorrer directamente à Red.es ou dirigir-se a uma agente autorizado.



Em Portugal existem igualmente intenções de reduzir os custos de registo nos domínios .com.pt, mas que ainda não avançaram.

Notícias Relacionadas:

2004-04-28 - FCCN promove campanha para motivar maior adesão a domínio .com.pt