Embora o número de “rivais” tenha aumentado com o passar dos anos, sobretudo com a popularização do TikTok, o Facebook continua a ser uma das redes sociais mais populares e, ao todo, a plataforma da Meta conta com mais de 2,89 mil milhões de utilizadores mensais ativos.
É sabido que ter uma página numa rede social é um dos elementos fundamentais para chegar a um público ainda mais e são várias as marcas e personalidades que apostam nesta área. Mas quais são as páginas mais seguidas no Facebook? O SAPO TEK deu um “salto” à rede social para averiguar.
O primeiro lugar do Top é ocupado pela página do próprio Facebook, com mais de 177 milhões de seguidores. Em segundo lugar encontra-se a página da Samsung, com mais de 161 milhões de seguidores e, a fechar o pódio, está a página de Cristiano Ronaldo, cujo número de seguidores ultrapassa a marca dos 151 milhões.
O mundo do futebol é aliás uma das preferências que se destaca entre os utilizadores do Facebook, com a página do clube Real Madrid a ocupar o oitavo lugar da lista, com mais de 112 milhões de seguidores; a do FC Barcelona em 13º., com mais de 107 milhões, e ainda a de Lionel Messi em 14º., a ultrapassar os 105 milhões.
Mas nem só de futebol vivem os internautas e as personalidades da sétima arte e da música também marcam uma forte presença, entre Shakira, Will Smith, Vin Diesel, Rihanna, Eminem e Justin Bieber. Só a página de Mr. Bean, a famosa personagem cómica interpretada pelo ator britânico Rowan Atkinson, tem mais de 129 milhões de seguidores, valendo-lhe o quatro lugar da lista mais seguidos no Facebook.
Para lá da Samsung, a Coca-Cola é outra das marcas que se destaca no Top, alcançando o 10º. lugar e superando os 110 milhões de seguidores. No que toca a plataformas digitais, o YouTube assume a 16ª. posição, com mais de 104 milhões de seguidores. A popularidade de 5-Minute Crafts e Tasty, no sexto e 12ª. posição, respetivamente, mostram que os utilizadores do Facebook gostam de procurar por “life hacks” e novas receitas para experimentar.
Outra das tendências que se verificam é a popularidade de três páginas de meios noticiosos estatais chineses: CGTN, China Daily e Xinhua News. No entanto, o Facebook é uma das plataformas digitais banidas na China, embora exista uma pequena porção de internautas no país que recorrem a meios mais engenhosos para contornar a proibição.
Mesmo assim, o que explica a popularidade destas páginas? Uma investigação de 2021 do The New York Times, e anteriormente uma de 2019 do The Economist, indicam que o fenómeno pode estar relacionado em parte com campanhas de manipulação levadas a cabo pelo governo do país, numa tentativa de "moldar" a opinião pública internacional.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários