À volta do mundo, as celebrações de Natal vivem-se de forma diferente e até em alturas diferentes, tal como o fim de ano, e por isso o impacto que a quadra gera no tráfego de internet também é diferente.

A Cloudflare compilou os dados do ano passado para partilhar tendências, que acredita continuarem atuais em 2024. Na Europa, onde o Natal cristão é mais forte, é onde o tráfego de internet mais cai, na véspera e no dia de Natal. Em Portugal, no ano passado, recuou 32% no dia 24 e 12% no dia 25 de dezembro, por comparação com dados da semana anterior.

Como mostram as tabelas, não é por cá que os utilizadores mais deixam o telemóvel de lado para conviver com a família e abrir presentes, no conjunto dos dois dias analisados, mas Portugal é um dos países da região onde o tráfego de internet mais cai, sobretudo nas horas das refeições, da consoada e do dia de Natal.

Em particular, é na noite de Natal que a internet mais é posta de lado, um pouco por toda a Europa. Portugal e Espanha lideram a tendência, com quedas de tráfego na ordem dos 70% à hora de jantar da consoada.

No dia de Natal, é a manhã que é mais calma na maior parte dos países analisados. Noutros é a hora do almoço de Natal, como acontece em Portugal, onde o tráfego de internet caiu 43% às 13h45.

No dia 26, a vida volta ao normal e a atividade online também. Em países como o Reino Unido, onde o boxing day é tipicamente um dia de convívio e atividades sociais, regista-se mesmo um incremento de 16% no tráfego online nesta data, por volta da hora de almoço.

Na noite de passagem de ano, a meia-noite volta a ser celebrada principalmente “ao vivo e a cores”, longe dos ecrãs. Numa comparação com o dia 18 de dezembro, para evitar distorções do efeito natalício, a Cloudflare mostra, por exemplo, que em Portugal no ano passado, o tráfego de internet caiu 60% a esta hora.