Não mexa no telemóvel, ajude pessoas. De forma curta e grossa este é o desafio proposto pela Unicef, que tenta sensibilizar a população com mais posses para os desafios de sobrevivência que milhões vivem todos os dias.

Numa altura em que os dispositivos móveis estão em alta e são os equipamentos que acompanham as pessoas em todas as ocasiões, faz algum sentido centrar o desafio neste segmento.

Os interessados devem aceder à página UnicefTapProject a partir do telemóvel e depois basta seguir as instruções.

Por cada minuto que ficar sem mexer no telemóvel, um patrocinador vai dar à Unicef água potável correspondente ao consumo média diário. Por exemplo, se ficar cinco minutos sem mexer no smartphone, garante água para uma família de cinco pessoas durante um dia.

Ao longo do tempo em que o utilizador não mexe no telemóvel vão surgindo no ecrã mensagens com informações e comparações que tentam mostrar como a vida de milhões de pessoas em todo o mundo está em risco por falta de bens básicos.

Uma das mensagens captadas pelo TeK foi a seguinte: "Neste tempo em que não mexeste no telemóvel [2:20] 1.620 pessoas publicaram imagens de comida no Instagram. Tu ajudaste o mundo".

A iniciativa também usa um conceito de gamification, isto é, transforma uma tarefa num jogo, mostrando informações de desafio. Por exemplo, o utilizador deve tentar bater o recorde da localidade onde vive ou tentar superar o melhor tempo conseguido durante a última semana.

O TeK deixa o desafio: qual o vosso melhor tempo no desafio da Unicef? Não que o TeK desconfie da boa vontade dos leitores, mas uma imagem a comprovar o resultado servirá também como estímulo de participação para todos os restantes leitores.

Nota de redação: a Unicef parece ter alterado as regras do desafio. Agora uma dose de água potável só será atribuída por cada 10 minutos de contribuição


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico