Com a pandemia de COVID-19 a acelerar a transformação digital, as compras online tornaram-se numa tendência que veio para ficar. É certo que existem atualmente existem meios cada vez mais fáceis e seguros de pagar por bens ou serviços online. Porém, com o mundo do cibercrime a aproveitar-se dos novos desafios trazidos pela crise de saúde pública, é necessário manter-se sempre atento e reforçar as suas práticas de segurança.
O mais recente relatório anual do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que o phishing e as burlas informáticas continuam a aumentar. Ainda em janeiro, um relatório do Gabinete de Cibercrime do Ministério Público deu a conhecer que, em relação a 2020, houve um aumento de 182% no número de denúncias feitas, com uma particular ênfase para burlas online e esquemas de phishing.
De acordo com dados do Portal da Queixa, ao longo de 2020 registaram-se 5.786 reclamações relacionadas com burlas online, o que representou um aumento de 69% em relação a 2019. Só durante janeiro deste ano o valor das burlas reportadas pelos utilizadores ultrapassou os 100 mil euros.
A propósito do Dia das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mais conhecido como o Dia da Internet, o SAPO TEK reuniu oito conselhos de segurança apresentados pelo UNIBANCO, para o ajudar a manter-se seguro enquanto faz compras online e a não cair na “armadilha” dos cibercriminosos.
Clique nas imagens para ficar a conhecer oito conselhos para compras online mais seguras
Confirme a origem das mensagens que recebe
Recebeu um email na sua caixa de correio eletrónico ou um SMS a indicar, por exemplo, que há uma encomenda em seu nome, ou, então, com propostas de descontos apetecíveis? Deve verificar sempre se a mensagem foi envida por uma fonte de confiança.
Deve também prestar atenção a sinais de alerta como emails ou números de telefone desconhecidos, assim como a mensagens com erros ortográficos, linguagem pouco comum e que apelam a uma ação urgente.
Nestes casos, não responda nem clique nos links ou anexos enviados. Deve reportar o contacto em questão e, se este se está a fazer passar por uma entidade de confiança, denuncie a situação à respetiva organização.
Verifique a autenticidade das páginas a que acede
Uma das principais formas de verificar se está num website de ecommerce seguro é confirmar-se o seu endereço está escrito corretamente. Certifique-se de que o URL conta com o cadeado de ligação segura no browser e que começa por “https”. É também recomendável pesquisar a reputação da loja virtual nas redes sociais ou nos portais de queixa.
Utilize passwords diferentes e seguras
As passwords são pessoais e intransmissíveis. É recomendável que use palavras-passe únicas e fortes, com combinações de letras, números e outros carateres para todas as suas contas online, recorrendo, se necessário a um gestor de passwords. Escusado será dizer que o nome do seu animal de estimação, da sua “cara metade”, do seu clube de futebol favorito não são opções válidas.
Tenha atenção aos dados que fornece
Independentemente do canal que está a utilizar, nunca forneça dados confidenciais ou pessoais que não sejam os estritamente necessários para a realização de uma compra ou transação. Por exemplo, de modo geral, as marcas não precisam de saber o seu número de cartão de cidadão ou a sua data de nascimento. É recomendável que não guardar os dados do cartão bancário para “compras futuras”, optando antes por digitá-los em cada transação.
Mantenha os seus equipamentos protegidos
Esteja no seu computador ou smartphone, deve recorrer a uma solução de segurança completa, idealmente, uma que disponibilize uma firewall, análise anti-malware e spyware e uma Virtual Private Network (VPN). Manter o sistema operativo dos seus equipamentos sempre atualizado é uma boa forma de reforçar a segurança.
Não faça compras online em público
Evite utilizar redes WiFi de acesso público, como as de espaços comerciais, para fazer compras online. Manter-se longe de olhares ou ouvidos mais curiosos é também importante: quando menos espera, um “transeunte” curioso pode aproveitar para espreitar por cima do seu ombro para tentar apanhar o número cartão do cartão bancário, prazo de validade e os três dígitos de segurança.
Tenha atenção ao extrato de movimentos da sua conta
Nunca é demais acompanhar todos os movimentos do seu cartão de forma recorrente. Caso exista qualquer movimento estranho, ou desconhecido, deve entrar em contacto com a instituição financeira.
Se tudo falhar, é mesmo melhor reclamar
Quando tudo falha, saiba que tem o direito de apresentar uma reclamação, tanto às associações de defesa do consumidor, como a DECO, com a sua plataforma Reclamar, em websites como o Portal da Queixa, assim como para a linha de resolução de litígios criada pela União Europeia.
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