Durante o mês de janeiro do novo ano, foram registadas uma média de 20 reclamações por dia no Portal da Queixa, somando um total de 621 queixas, num mês que aumentou 71% face ao período homólogo de 2020, em que foram registadas 363 queixas. No total, o valor das burlas reportadas pelos utilizadores em janeiro ultrapassa os 100 mil euros.
Segundo dados do Portal da Queixa, ao longo de 2020 foram registados um total de 5.786 reclamações relacionadas com burlas online, o que representou um aumento de 69% em relação a 2019, que apenas registou 3.415 queixas. A situação pandémica e o isolamento social imposto pelas medidas de combate à COVID-19 fizeram aumentar o número de compras online, e por consequência a quantidade de burlas.
O Portal da Queixa afirma que muitos destes problemas que levam ao prejuízo dos utilizadores prendem-se com a falta de literacia digital dos portugueses, salientando a sua campanha #NãoSejasPato que tem como objetivo informar os consumidores sobre os perigos online, a fim de promover o consumo seguro na Internet. Esse movimento cívico nacional de educação para o consumo digital, integra o OLX, o MB WAY, a Worten, os CTT, o KuantoKusta e o euPago como entidades parceiras do projeto.
“O aumento da procura através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar, criando pressão sobre as marcas ao exigirem a digitalização da grande maioria dos seus serviços. Esta nova realidade, veio potenciar os perigos que se escondem nas compras online”, afirma Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa.
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