O interesse em dinamizar o ecossistema de aplicações fez com que a Microsoft Portugal colocasse um ênfase especial no incentivo e apoio a parceiros para desenvolverem aplicações compatíveis com o novo sistema operativo que chega amanhã às lojas em todo o mundo.

O resultado mede-se em mais de uma dezena de aplicações que agora se estreiam na Windows Store, e que colocam à disposição dos utilizadores portugueses um conjunto de funcionalidades e conteúdos que pode causar "ciúmes" em alguns mercados. Foi esse mesmo o comentário de Philipe Rogge, o novo diretor geral interino da Microsoft, que garante ter mostrado as aplicações aos seus colegas da Bélgica, perguntando porque não conseguiam fazer o mesmo no país.

RTP, TVI, EDP, CTT e CGD estão entre as primeiras aplicações disponibilizadas, mas da lista fazem parte também o Chef Online, InvoiceExpress, Meo, Público, Zon e muitas outras.

[caption]aplicações[/caption]

Rita Santos, gestora do Windows, escusou-se a precisar o número de aplicações já disponíveis, e garantiu que este está a crescer todos os dias. "Esperamos que muitas mais estejam disponíveis nos próximos meses", adiantou aos jornalistas.

Entre os parceiros que estavam presentes na conferência da Microsoft, a demonstrar as suas aplicações, a impressão geral em relação ao sistema operativo é bastante positiva. A grande maioria foi contactada no último mês e meio e o desenvolvimento das apps decorreu nesse período, mas foi fácil, sobretudo com o apoio muito próximo da equipa da Microsoft, como revelou ao TeK Ricardo Fiel, CTO da Rupeal, que desenvolve o InvoiceExpress.

Grande parte dos parceiros já tinha experiência de desenvolvimento de aplicações para o Windows Phone, e a larga maioria tem aplicações para outras plataformas móveis, mas mostraram o entusiasmo com o interface do Windows 8, nomeadamente em relação à interação com o email que se revela útil em várias situações.

É o caso, por exemplo, da aplicação EDP Mobile, que estreia novas funcionalidades no Windows 8. A elétrica já tinha uma versão "light" para iOS e Android que permitia comunicar contagens de eletricidade e gás, mas concluiu que fazia sentido alargar as funcionalidades nas plataformas móveis, cobrindo 85 a 90% das funções mais procuradas pelos clientes online.

[caption]edp[/caption]

A nova aplicação para o Windows 8 apresenta um leque bastante completo de informação na interação dos clientes com a operadora, desde o acesso às contas e faturas, ao reporte de problemas técnicos e avarias, além da comunicação das contagens. Esta versão completa só estará disponível dentro de algumas semanas nas plataformas iOS e Android.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador