Em 1996, a Internet como a conhecemos estava a dar os seus primeiros passos. Em Portugal, os serviços digitais disponíveis eram escassos, muitas vezes pagos e raramente estavam na língua de Camões. Mas, foi também nesse ano, no cibercafé Ciberbica, no Chiado, que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa fazia a sua estreia.
Desde esse dia até hoje, o tempo passou num “piscar de olhos” e o Priberam assinala o seu 25º aniversário. Ainda em 2020, a plataforma registou 261 milhões de pesquisas, ultrapassando em maio desse ano a barreira do milhão de utilizadores, segundo dados do Ranking netAudience divulgado pela Marktest.
Tal como explica a empresa em comunicado, ao longo do tempo, a plataforma também foi se adaptando à evolução das tecnologias e do próprio mundo online: da possibilidade de consulta do dicionário através dos primeiros telemóveis com tecnologia WAP, que permitia o acesso à Internet através de redes celulares 2G, à correção ortográfica integrada, passando pela consulta por formas flexionadas ou pela pesquisa “inversa”.
Atualmente, a Priberam tem como um dos seus focos a investigação e criação de soluções de Inteligência Artificial e Linguagem Natural. Em junho de 2020, a empresa lançou a INSIGHT, uma plataforma de inteligência artificial desenhada para servir de apoio aos processos de monitorização tecnológica e de “horizon scanning” na ajuda ao combate à COVID-19. A plataforma é usada para indexar, filtrar e relacionar a informação disponível sobre os desenvolvimentos da doença, de forma a apoiar os investigadores, cientistas, médicos e decisores públicos sobre a pandemia.
Mais recentemente, a empresa deu a conhecer que a plataforma plain X, desenvolvida pela Priberam em colaboração com a Deutsche Welle, já está em funcionamento no aeroporto de Frankfurt. A tecnologia assenta na plataforma HLT (tecnologia de linguagem humana) e oferece legendagem para os boletins noticiosos nos cerca de 200 ecrãs disponibilizados na gare pelo grupo alemão .
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários