O grand finale da missão pode ser acompanhado na NASA TV até por volta das 13h00, hora portuguesa. 

O encontro com o 67P também significa o fim da Rosetta. Infelizmente a missão desta icónica sonda termina hoje: numa espécie de “beijo de despedida”, a Rosetta vai pousar na superfície do seu “companheiro” dos últimos 12 anos para adormecer para sempre.

Lançada em março de 2004 pela Agência Espacial Europeia (ESA), a Rosetta foi criada para estudar o cometa 67P, também conhecido como Churyumov-Gerasimenko, que só alcançou uma década depois de ter deixado a Terra.

Durante a sua missão foi registando imagens extremamente detalhadas da superfície deste corpo celeste viajante, permitindo aos cientistas estudarem os sedimentos da crosta rochosa do cometa, até ao mais ínfimo grão de pó. Para isso contribuiu a pequena Philae, a “mini sonda” que transportava da Terra, que lançou em direção ao 67P.

E “que final mais belo para a Rosetta que dar um último beijo no seu cometa”, referiu Jean-Yves Le Gall, presidente do programa espacial francês CNES, de forma romântica, quando anunciou o fim da missão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.