Decorre até 28 de Março a Semana da Prevenção da Fraude, uma iniciativa da Direcção-Geral do Consumidor integrada no Fraud Prevention Month, promovido pela Rede Internacional de Controlo e Protecção dos Consumidores (ICPEN - International Cooperation for Protection and Enforcement Network). O aumento de propostas fraudulentas de emprego pela Internet e de artigos para vender estão entre as prioridades do organismo que quer aumentar o nível de conhecimento dos utilizadores.

As propostas de negócios da China, ou da Nigéria, ou de produtos para venda a preços muito baixos têm motivado queixas junto da Direcção-Geral do Consumidor, entre os quais as propostas de trabalho em part-time são as mais expressivas, escreve hoje o Diário de Notícias.

Numa informação publicada no seu site a entidade refere o caso de "Maria" que decidiu aproveitar a proposta de reforçar os rendimentos com algum trabalho feito a partir de casa mas que se apercebeu depois de responder ao anúncio que em vez de trabalho recebeu informação sobre como envolver outras pessoas neste esquema fraudulento.

Os conselhos deixados pela Direcção-Geral do Consumidor aos utilizadores passam pelas sugestões do costume: procurar identificar sempre o vendedor como uma entidade credível, verificar se o site é seguro antes de transmitir informação e usar o bom senso para analisar as propostas. No caso específico das propostas de trabalho o conselho é para que os utilizadores se informem sobre as condições ligadas ao desenvolvimento do trabalho e os seus custos, assim como as remunerações envolvidas.

Para além de divulgar estes casos e conselhos durante a Semana da Prevenção da Fraude a Direcção-Geral do Consumidor vai realizar um seminário relativo aos esquemas fraudulentos na Internet, que irá decorrer no dia 10 de Abril no TagusPark.

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