A associação de registo de domínios online DNS.PT aproveitou o Dia Mundial da Internet para revelar alguns números relativos aos novos endereços requisitados durante os primeiros quatro meses do ano. Segundo a instituição, foram registados 44.782 novos domínios “.pt” desde janeiro, tornando-se este o melhor período de sempre. O serviço refere ainda que só no mês de abril foram registados 9.010 domínios, correspondendo igualmente a um dos melhores meses dos últimos anos.

Pedro Veiga demite-se do Centro Nacional de Cibersegurança por divergências com a forma de gestão do .pt
Pedro Veiga demite-se do Centro Nacional de Cibersegurança por divergências com a forma de gestão do .pt
Ver artigo

No comunicado, a sua presidente, Luísa Gueifão, refere que o domínio “.pt” está no pódio dos que registam maior crescimento, de forma consecutiva na europa, tendo registado um aumento de 12% face ao cenário europeu que ronda os 4%.

Atualmente, estão registados mais de 1,1 milhões de domínios “.pt”, com um crescimento assente no modelo de governação associativo e multiparticipado entre o estado, os consumidores, os agentes de registo e a academia, lê-se no comunicado. Para esse número também contribuiu a libertação do domínio para registos de sites pessoais e não comerciais, levando os portugueses a preferir a sigla “.pt”.

dns

Em março, a DNS.PT já havia destacado a marca do milhão de registos com o sufixo da internet que identifica Portugal, número redondo associado ao registo do domínio da Meckos, uma empresa de máquinas industriais têxteis de Fafe. O ano de 2017 já havia sido o melhor ano de sempre a registar novos domínios, ultrapassando os 100 mil novos endereços “.pt”.

Luísa Gueifão afirma que a associação tem também como missão dinamizar a internet e a economia digital em Portugal, apostando em programas no âmbito das competências digitais. Para a responsável da associação, “é fundamental pensar a Internet sem esquecer as pessoas".