Depois de deter um conjunto de sete adolescentes por suspeita de envolvimento com o Lapsus$ Group, a polícia de Londres acusa dois dos jovens visados na investigação de cometerem múltiplos crimes informáticos. Os adolescentes, de 16 e 17 anos, foram novamente detidos, sendo levados hoje de manhã a tribunal.
Em comunicado, a polícia de Londres indica que os jovens são acusados de “acesso não autorizado a um computador com a intenção de comprometer a integridade de dados”; “fraude por falsa representação” e ainda “acesso não autorizado a um computador com a intenção de comprometer o acesso a dados”. A polícia detalha que o jovem de 16 anos foi também acusado de “assegurar o acesso não autorizado a um programa” por meios informáticos.
De acordo com uma recente investigação, suspeita-se que o líder do grupo de hackers possa ser um jovem britânico de 16 anos. Os investigadores acreditam que o suspeito, usa os pseudónimos online “White” e “breachbase”, possa ser quem engendrou alguns dos maiores ataques do grupo, embora não consigam liga-lo a todos os ataques perpetrados pelos hackers.
Recorde-se que, desde o início do ano que os hackers do Lapsus$ Group tem vindo a lançar uma série de ataques, incluindo em Portugal, como no caso do grupo Impresa. Em março, os hackers atacaram um conjunto de empresas tecnológicas, entre NVidia, Samsung, Ubisoft e, ainda Microsoft e Okta.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários