Depois de deter um conjunto de sete adolescentes por suspeita de envolvimento com o Lapsus$ Group, a polícia de Londres acusa dois dos jovens visados na investigação de cometerem múltiplos crimes informáticos. Os adolescentes, de 16 e 17 anos, foram novamente detidos, sendo levados hoje de manhã a tribunal.
Em comunicado, a polícia de Londres indica que os jovens são acusados de “acesso não autorizado a um computador com a intenção de comprometer a integridade de dados”; “fraude por falsa representação” e ainda “acesso não autorizado a um computador com a intenção de comprometer o acesso a dados”. A polícia detalha que o jovem de 16 anos foi também acusado de “assegurar o acesso não autorizado a um programa” por meios informáticos.
De acordo com uma recente investigação, suspeita-se que o líder do grupo de hackers possa ser um jovem britânico de 16 anos. Os investigadores acreditam que o suspeito, usa os pseudónimos online “White” e “breachbase”, possa ser quem engendrou alguns dos maiores ataques do grupo, embora não consigam liga-lo a todos os ataques perpetrados pelos hackers.
Recorde-se que, desde o início do ano que os hackers do Lapsus$ Group tem vindo a lançar uma série de ataques, incluindo em Portugal, como no caso do grupo Impresa. Em março, os hackers atacaram um conjunto de empresas tecnológicas, entre NVidia, Samsung, Ubisoft e, ainda Microsoft e Okta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários