Até ao final deste ano deverão estar cumpridos todos os procedimentos necessários para que o domínio .eu esteja em funcionamento. Nos próximos dias, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA) irá colocar o domínio ".ue" nos roots de Internet, na sequência de um acordo celebrado a 21 de Março entre a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e o EURid.

Se tudo correr como previsto, no início de 2006, as empresas e cidadãos terão finalmente a oportunidade de fazer os seus registos, salvaguardando-se a possibilidade de instituições públicas e detentores de marcas poderem iniciar esse processo no último trimestre deste ano.

Até à data as empresas da zona da União Europeia podiam apenas escolher entre um domínio de topo específico de cada país, como o ".pt" para Portugal, ou um nome de âmbito geral como o ".com" ou ".net". O novo domínio ".eu" não vai substituir os já existentes, mas permitir que os utilizadores optem pela criação de uma identidade pan-europeia de forma a marcarem a sua presença na internet.

A Comissão Europeia ultimou as regras de funcionamento para que o domínio seja lançado, tornando a entidade EURid responsável pela gestão e atribuição dos primeiros endereços neste domínio, e permitindo uma negociação entre este consórcio e o ICANN de forma a acordarem uma delegação do domínio ".eu". Este acordo, agora aprovado pela Comissão, aguarda que o ICANN reconheça o EURid como o corpo designado para gerir o topo ".eu" durante cinco anos.

O IANA vai tornar ainda possível a inclusão do domínio ".ue" no endereço de arquivos em toda a Web, assim que o ICANN o solicitar, e desde que a EURid termine as alterações técnicas necessárias. O objectivo é terminar a primeira fase de registos, que só por si já começou tarde.

Notícias Relacionadas:

2005-03-24 - Domínio ".eu" recebe aprovação do ICANN