A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) deu ontem luz verde à proposta do consórcio EURid para a implementação do aguardado domínio Internet de topo aplicável ao espaço da União Europeia, o ".eu", cuja entrada em vigor tem vindo a ser frequentemente adiada.



O domínio ".eu" foi aprovado pela Comissão Europeia em Março de 2002, e o European Registry of Internet Domain names (EURid) foi a entidade escolhida para o gerir (ver Notícias Relacionadas).



Logo que as alterações técnicas necessárias para que o domínio funcione sejam realizadas, a EURid irá começar a acreditar uma rede de registars que poderão depois aceitar o pré-registo dos seus clientes. A rede deverá estar concluída no próximo mês de Maio, altura em que se divulgará lista de "associados", a partir do site da EURid.



Durante os próximos meses, o EURid terá igualmente que concluir a política de registo para o ".eu", que terá que ser aprovada pela Comissão Europeia e publicada dois meses antes do início dos registos.



Se a política de registo para o novo domínio Internet for rapidamente aprovada pelo executivo europeu, o chamado período de sunrise - uma fase de registo reservado às marcas e outras entidades ou indivíduos com direitos de nome detidos anteriormente que queiram acrescentar às suas denominações o sufixo “.eu” - deverá avançar antes do final do ano, garante o consórcio. A PricewaterhouseCoopers Belgium foi a empresa escolhida pelo EURid para validar as queixas que surgirem nesta fase.



Notícias Relacionadas:

2004-10-14 - Domínio .eu cada vez mais próximo de integrar espaço Internet

2003-05-22 - Comissão Europeia confirma selecção de EURid para gestão do domínio de topo ".eu"