A Finlândia, a Irlanda e a Noruega tem os domínios de topo relativos a países mais seguros do mundo. No outro extremo da tabela estão países como a Roménia ou a Rússia onde a taxa de sites que transmitem para o PC do visitante adware, spyware e outros códigos potencialmente perigosos varia entre os 4,5 por cento (no caso da Rússia) e os 5,6 por cento (no caso da Roménia).



As conclusões são de um estudo da McAfee que analisou sites em 265 domínios de topo cobrindo 95 por cento do tráfego de Internet. Portugal também consta da tabela e está bem posicionado alinhando com os países nórdicos na cauda da tabela dos domínios mais perigosos para navegar.



O último país da tabela é a Finlândia onde apenas 0,1 por cento dos sites registados no domínio .fi transmite malware, Portugal está seis lugares à frente no alinhamento europeu com apenas 0,4 por cento dos sites existentes a serem considerados potencialmente perigosos.



Alargando a análise a outros domínios de topo, o estudo classifica como líderes na segurança as páginas registadas no domínio reservado aos sites governamentais norte-americanos (.gov), revela que o domínio mais popular em todo o mundo (o .com) é relativamente seguro - com 5,5 por cento dos sites registados potencialmente perigosos - e elege como menos seguro o .info, onde 7,5 por cento dos sites registados representam um risco para o visitante.



Em termos globais os números da McAfee revelam que 4,1 por cento dos sites testados mereceram um alerta, a diferentes níveis e para assinalar diferentes níveis de perigo para o utilizador.



Notícias Relacionadas:

2007-03-09 - Patch Tuesday da Microsoft não será publicado em Março

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.