Os internautas utilizadores de leitores digitais fizeram 20 milhões de downloads de música através de serviços online legais na semana entre o Natal e o Ano Novo, batendo em quase três vezes o valor alcançado na mesma altura do ano anterior, segundo informação da Nielsen SoundScan.



O recorde para o maior número de vendas legais num período de sete dias, registado pela Nielsen SoundScan - o de 9,5 milhões, que por acaso havia sido estabelecido na semana anterior - foi igualmente ultrapassado, diz a consultora. Quinze das músicas que constituem a tabela Hot Digital Songs bateram o recorde das vendas semanais de uma única faixa. Os 11 títulos cimeiros da mesma listagem venderam mais 100 mil downloads.



Em termos anuais, os downloads de música através de serviços online legais atingiram os 352 milhões, num aumento de 147 por cento comparativamente aos 142,6 milhões registados em 2004.



Face ao volume de músicas descarregadas através das redes ilegais de peer-to-peer, os valores avançados pela Nielsen SoundScan não são muito significativos. Um serviço de monitorização online denominado Big Champagne estima que se registe o download de pelo menos 250 milhões de faixas todas as semanas no mundo inteiro através deste tipo de serviços.



De qualquer modo, as consultoras acreditam que o crescimento acentuado das vendas de downlods autorizados das últimas semanas sugere uma mudança de atitude na relação do consumidor com a música digital.



Um dos factores que contribuiu para os valores de vendas alcançados foi a grande subida na comercialização de leitores de MP3, como o iPod, da Apple, durante o ano passado. A Computer Electronics estima que a receita deste mercado aumente em 200 por cento em 2005, para mais de três mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2006-01-09 - Venda e aluguer de DVDs desacelera nos EUA

2005-07-23 - Número de downloads legais de música cresce 300% no primeiro semestre

2005-03-24 - Swappers escolhem meios alternativos às redes P2P para trocarem ficheiros