E se tivesse um tapete que o alertasse para o movimento e a presença de estranhos em casa? A ideia leva o nome de HelpInTex, é portuguesa e pode vir a ser a realidade de muitas habitações num futuro próximo, juntando dois objetivos: oferecer o tradicional conforto comummente associado ao objeto em si e contribuir para a redução da criminalidade em propriedade privada.

O HelpInTex resulta do esforço conjunto do CeNTI, CITEVE e da empresa António Salgado que explicam que a funcionalidade de deteção de presença e/ou movimento será obtida pela integração de fios condutores na estrutura têxtil do tapete, a par das caraterísticas antiderrapantes, que resultam do desenvolvimento de fibras com tais propriedades.

O tapete terá associada uma app que o consórcio está, também, a desenvolver. Além de receber as informações emitidas pelo HelpInTex, a aplicação irá notificar o utilizador sempre que alguém pisa o tapete durante a ausência dos donos da casa. A presença é detetada pelos fios condutores integrados no tapete, explicam os investigadores do projeto.

Clique nas imagens para mais detalhes 

De acordo com os investigadores, o HelpInTex está, atualmente, em fase de desenvolvimento dos protótipos e suas otimizações. Os protótipos resultantes serão avaliados para posterior certificação.

Para enquanto não há previsão quanto à entrada do produto no mercado, mas a expectativa, por parte dos promotores, é “elevada”. Numa fase inicial, o interesse é maioritariamente nacional, mas o derradeiro objetivo é a comercialização internacional, nomeadamente em Itália, Alemanha e Finlândia.

Sendo líder do projeto, a empresa António Salgado tem “uma participação transversal no desenvolvimento dos trabalhos, fruto do seu background, expertise e competências”. O CeNTI é responsável pela área das fibras funcionais antiderrapantes, pelo desenvolvimento do sistema de sensorização integrado no têxtil, eletrónica de controlo, bem como pela criação da App. Ao CITEVE compete os trabalhos relacionados com a área dos materiais, matérias-primas têxteis, estruturas têxteis, ultimação têxtil, testes/ensaios e conceção e desenvolvimento do produto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.