
E se tivesse um tapete que o alertasse para o movimento e a presença de estranhos em casa? A ideia leva o nome de HelpInTex, é portuguesa e pode vir a ser a realidade de muitas habitações num futuro próximo, juntando dois objetivos: oferecer o tradicional conforto comummente associado ao objeto em si e contribuir para a redução da criminalidade em propriedade privada.
O HelpInTex resulta do esforço conjunto do CeNTI, CITEVE e da empresa António Salgado que explicam que a funcionalidade de deteção de presença e/ou movimento será obtida pela integração de fios condutores na estrutura têxtil do tapete, a par das caraterísticas antiderrapantes, que resultam do desenvolvimento de fibras com tais propriedades.
O tapete terá associada uma app que o consórcio está, também, a desenvolver. Além de receber as informações emitidas pelo HelpInTex, a aplicação irá notificar o utilizador sempre que alguém pisa o tapete durante a ausência dos donos da casa. A presença é detetada pelos fios condutores integrados no tapete, explicam os investigadores do projeto.
Clique nas imagens para mais detalhes
De acordo com os investigadores, o HelpInTex está, atualmente, em fase de desenvolvimento dos protótipos e suas otimizações. Os protótipos resultantes serão avaliados para posterior certificação.
Para enquanto não há previsão quanto à entrada do produto no mercado, mas a expectativa, por parte dos promotores, é “elevada”. Numa fase inicial, o interesse é maioritariamente nacional, mas o derradeiro objetivo é a comercialização internacional, nomeadamente em Itália, Alemanha e Finlândia.
Sendo líder do projeto, a empresa António Salgado tem “uma participação transversal no desenvolvimento dos trabalhos, fruto do seu background, expertise e competências”. O CeNTI é responsável pela área das fibras funcionais antiderrapantes, pelo desenvolvimento do sistema de sensorização integrado no têxtil, eletrónica de controlo, bem como pela criação da App. Ao CITEVE compete os trabalhos relacionados com a área dos materiais, matérias-primas têxteis, estruturas têxteis, ultimação têxtil, testes/ensaios e conceção e desenvolvimento do produto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
PolyLia desafia-o a aprender novas línguas enquanto se diverte com amigos -
Site do dia
Vende produtos usados na Vinted ou outras plataformas? Esta ferramenta realça as imagens -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários