Habemus Papam e habemus muitos novos domínios de Internet registado nas últimas horas. A eleição de Francisco como novo líder da igreja católica fez aumentar o número de domínios registados na Internet com palavras como Francisco, Papa, Bergoglio e Habemus Papam.

Popefrancis.co, PopeFranics.tv, PopeFrancis.me e PopeFrancis.co.uk são apenas alguns exemplos dos endereços que foram criados nas últimas horas. O link PapaFrancisco.com também já está atribuído e a funcionar, mas as possibilidades PapaFrancisco.pt e PapaFranciscus.pt parecem ainda não estar registadas.

A empresa de atribuição de domínios GoDaddy revelou ao CNet que desde a revelação do novo líder religioso que já foram registados mais de 600 endereços relacionados com o tema. Só nos primeiros dez minutos o número de registos foi superior a cem unidades e na primeira hora o número tinha aumentado para os 479 endereços.

O grande número de domínios registados podem ter sido adquiridos por responsáveis do Vaticano que não querem sites associados ao nome do Papa mas com conteúdos que não se coadunem com as ideias católicas, ou - e parece ser o caso mais provável - foi feito por utilizadores que procuram uma compensação monetária.

Em 2005, e segundo escreveu a BBC, o domínio PopeBenedictXVI.com foi vendido por cinco mil dólares num leilão no eBay.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome papal de Francisco, se quiser uma página pessoal com o endereço www.popefrancis.com vai ter que chegar a acordo com Christopher Connors, um advogado norte-americano que registou a morada online em abril de 2010.

A eleição do novo Papa foi também motivo para que a conta no Twitter @pontifex fosse de novo ativa.

Nota de redação: corrigido o nome escolhido pelo Papa para Franciso, sem numeração associada, como confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico