O nome da Direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) voltou a ser usado num esquema de phishing. O Ministério das Finanças emitiu este fim-de-semana um alerta onde refere que "um número significativo de contribuintes" recebeu essa mensagem que avisava os utilizadores para uma suposta dívida à Administração Fiscal que teria de ser liquidada.

Na mensagem falsa, que tem como assunto "Tem uma divida por liquidar...Saiba mais", sugere-se aos contribuintes que conheçam os detalhes do processo de dívida seguindo um hiperlink incluído no email, que aponta para uma página falsa onde se procura obter os dados dos contribuintes.

O ataque de phishing já está a ser investigado pelas autoridades competentes, salienta o Ministério em comunicado, lembrando porém que os contribuintes não devem seguir as indicações destas mensagens.

O organismo adianta ainda que todas as mensagens de email que a DGCI envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o Número de Contribuinte dos destinatários, e que o nome e o NIF que são enviados nas mensagens são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte ou do cartão de cidadão.

Estas mensagens que a Direcção de Contribuições e Impostos envia aos contribuintes também têm apenas como destino os utilizadores com senha de acesso ao Portal das Finanças que tenham autorizado este sistema de comunicações e mantêm o formato de endereço de envio xxx@dgci.min-financas.pt.