Sete meses depois de anunciar a fase beta da sua alternativa à Wikipédia, a Google coloca agora à disposição de todos os utilizadores a versão final do Knol - diminutivo que representa uma "unidade de conhecimento", ou knowledge em inglês.



A ferramenta distingue-se da concorrente pela forma como destaca os artigos, já que dá relevância ao autor da informação e não tratará o grupo de participantes como uma comunidade.



De acordo com a Google, os artigos abrangem uma vasta área de interesses e serão redigidos por autores especializados num editor de conteúdos da empresa. Todos os textos referentes a um mesmo tema serão catalogados de acordo com a popularidade que têm junto dos leitores. Neste sentido, na hora das pesquisas, serão apresentados os resultados por ordem de preferências e não por data de entrada.



Outra capacidade que destaca o Knol da Wikipédia é o facto de os autores poderem lucrar com os seus textos, bastando para isso dar autorização para a colocação de publicidade na página do texto.



No Knol serão ainda permitidos comentários aos textos e existe a possibilidade de adicionar informações adicionais e outro tipo de conteúdos às entradas dos artigos.



Apesar de até aqui a plataforma estar limitada a um número restrito de utilizadores, o objectivo da Google passa por ultrapassar os números já obtidos pela Wikipédia que, em sete anos já contabiliza 7 milhões de artigos em 200 idiomas.


Notícias Relacionadas:

2007-12-17 - Google desenvolve plataforma concorrente da Wikipedia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.