
De computadores e smartphones a robots e carros autónomos: a tecnologia de Inteligência Artificial abre múltiplas possibilidades em vários setores. Mas será que um sistema de IA tem jeito para conceber receitas de pizza? Uma nova campanha da Domino's Portugal pôs a teoria à prova.
Como explica em comunicado, a marca perguntou a um chatbot open source desenvolvido pela Open A.I. qual era a receita da melhor pizza do mundo. Pouco tempo depois, a resposta estava disponível: frango, bacon, pimentos verdes, ananás e molho barbecue.
A receita vinda da “mente” do chatbot foi testada e tornou-se numa realidade, passando a estar disponível nas 49 lojas da cadeia norte-americana em Portugal.
“A verdade é que, hoje, a Inteligência Artificial acaba por estar no centro de tudo, por isso, fez-nos todo o sentido pedir à Open A.I. que gerasse esta receita para que pudéssemos depois trazê-la para a realidade”, afirma Luís Pica, Country Director da Domino’s Portugal.
Fora do mundo da pizza, recorde-se que, recentemente, investigadores japoneses recorreram a IA para testar um novo método de descodificar a relação entre odores e sensações olfativas e encontraram forma de criar “receitas” para novos cheiros.
O novo método permite fornecer previsões exatas das propriedades físico-químicas das misturas de odores, assim como dos rácios de mistura necessários para a sua preparação, abrindo a porta à fabricação de novas fragrâncias.
Em vez de prever o cheiro a partir de dados moleculares, este novo método prevê características moleculares a partir da impressão odorífera, recorrendo à análise de dados do espectro de massa, numa técnica de análise de moléculas, e modelos de machine learning.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Esta Pokéball funciona como um Tamagotchi e tem 157 Pokémons “presos” no interior -
App do dia
Manus AI é um agente de inteligência artificial para ajudar as ideias a passarem do papel à realidade -
Site do dia
Publer é uma ferramenta para gestão e programação de posts nas redes sociais -
How to TEK
Saiba como fazer o download da sua informação do Facebook
Comentários