O ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - quer assegurar a qualidade dos serviços prestados pelas entidades responsáveis pelo registo de domínios na rede, revendo os contratos mantidos com os registars.




A estratégia surge depois do ICANN ter sido obrigado a retirar as competências de acreditação da RegisterFly, uma das empresas credenciadas para aceitar registo de domínios, devido ao elevado número elevado de queixas por má qualidade dos serviços prestados.




Durante o encontro anual promovido pelo ICANN, a decorrer em Porto Rico, o organismo orientou um workshop onde foram debatidas opções e sugestões que tornem possível melhorar os acordos para a acreditação de entidades de registo de domínios na Internet (RAA).




A grande maioria dos participantes na acção concordaram com a renovação dos parâmetros dos RAA, não só pela necessidade de alterar pontos que estão ultrapassados, uma vez que a última actualização foi feita há sete anos, como também para prevenir que aconteçam casos semelhantes ao da RegisterFly.




Outro ponto abordado pela audiência e membros do painel de discussão foi a necessidade das entidades com competências para fazer o registo de domínios colocarem as informações acerca dos seus clientes num contracto ao qual o ICANN, ou outra entidade externa, possa aceder. Esta possibilidade permitiria que o regulador ajudasse os clientes a mudarem de prestador de serviço, caso a entidade de registo à qual estão ligados fechasse.




Apesar desta possibilidade já estar prevista nos regulamentos actuais o facto é que nunca se tornou efectiva pelos custos que acarretava para o ICANN.




Os detalhes acerca da execução de um contracto ao qual fosse facilitado o acesso a terceiros ainda estão por estabelecer, assim como os métodos a utilizar na protecção da informação dos clientes.




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