Recorda-se da era dourada dos jogos em flash? De sites como o Newgrounds, Jogos10, Miniclip e outras centenas de semelhantes? Algumas destas plataformas ainda permanecem abertas, mas a partir do dia 31 de dezembro de 2020, quase todos os browsers deixarão de suportar Flash. No entanto, os jogos continuarão disponíveis graças ao Flashpoint, um projeto que salvou mais de 36 mil jogos da extinção.

Adobe anunciou em 2017 que deixaria de suportar o formato. A empresa passou os últimos três anos a trabalhar com empresas do sector tecnológica para suavizar a transição, mas a verdade é que apesar de muitos jogos terem passado para HTML5 ou Unity, muitos continuam e continuarão baseados em Flash - e é exatamente aí que entra o Flashpoint.

Falso update do Adobe Flash esconde malware de mineração de criptomoedas
Falso update do Adobe Flash esconde malware de mineração de criptomoedas
Ver artigo

O projeto acaba por salvar uma grande parte da história dos videojogos. A plataforma criada permite-lhe descarregar e jogar todos os títulos salvos e pode ainda sugerir novos jogos aos responsáveis que se mostram disponíveis para continuar a armazenar.

A equipa também se mostrou disponível para retirar jogos da lista, caso os criadores dos mesmos o peçam, mas parece que não está a ser demonstrada muita resistência por parte destes.

A popularidade destes jogos caiu a pique. O aparecimento dos títulos gratuitos, a massificação das consolas e o desenvolvimento da tecnologia deu aos utilizadores o acesso a experiências mais imersivas e complexas, pelo que estes títulos foram sendo gradualmente postos de lado.

Neste caso, a iniciativa é memorável pelo arquivo histórico que representa. Os jogos em Flash fazem parte do desenvolvimento profissional de muitos criadores de jogos móveis e foram o primeiro desafio de muitos programadores que trabalham hoje com experiências mais complexas, noutras plataformas. Para os utilizadores, estes foram também o primeiro ponto de contacto com os jogos.

Se quiser a coleção inteira no seu computador, vai precisar de 290 GB de espaço livre, mas também pode ir descarregando à medida que vai jogando.
O Projeto Flashpoint está disponível online e a lista de jogos pode ser consultada no site.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.