A Google quer maior proteção para os seus utilizadores, sobretudo no que diz respeito aos seus dados pessoais usados no browser Chrome. As novas regras vão ao encontro de algumas políticas de utilização introduzidas anteriormente, tais como as extensões apenas pedirem permissões para o uso de dados estritamente necessários para as suas funcionalidades.

Agora a gigante tecnológica apertou o cerco aos developers, limitando aquilo que os mesmos podem fazer com os dados recolhidos dos utilizadores. A partir de 18 de janeiro de 2021, os criadores de extensões para o Chrome terão de certificar a utilização dos dados e mostrar essa informação diretamente na loja do Chrome, para ajudar os utilizadores a compreender para onde vão os seus dados privados e para que servem, numa linguagem clara e acessível de compreender.

Nas alterações da sua política de privacidade, a Google refere que o uso ou transferência de dados dos utilizadores terá de ser para o beneficio primário dos mesmos, e de acordo com a necessidade da extensão do Chrome. A fabricante reitera que a venda de dados dos utilizadores nunca é permitida, assim como a ser utilizada para propósitos de publicidade personalizada.

Ainda no que diz respeito ao browser Chrome, a Google anunciou que a versão do Windows 7 terá suporte estendido para mais seis meses do que estava inicialmente planeado. Devido à pandemia, e aos desafios que as organizações encontraram, muitas empresas aceleraram a sua transformação digital e atualizaram-se, mas outras decidiram esperar.

tek chrome windows 7

Assim, inicialmente planeado para terminar o suporte a 15 de julho de 2021, a Google estendeu para 15 de janeiro de 2022, prometendo continuar a avaliar as condições que os seus clientes empresariais estão a enfrentar, deixando mudanças adicionais em aberto para o futuro. Segundo os seus dados, existem muitas organizações que ainda estão dependentes do Windows 7. 78% das empresas já completaram a migração, mas 21% ainda está em processo de migrar, enquanto que 1% planeia fazer em breve a mudança.