O Facebook é a maior rede social do mundo, contando com mais de 800 milhões de utilizadores, mas nem por isso está disposto a baixar os braços ou deixar de fazer frente à concorrência. A prová-lo está o lançamento, esta semana, de 60 aplicações para a Timeline, mas também os últimos rumores sobre o interesse em trazer o Vevo para a plataforma.

A possibilidade é avançada hoje pela C|Net. O site, que cita fontes próximas, afirma que o Facebook tem estado em conversações com o site de vídeos com vista a promover o alojamento deste na rede social, ao invés de se manter no YouTube, que atualmente oferece acesso aos vídeos do Vevo mesmo nos países onde este não conta com site próprio.

As fontes com conhecimento das negociações realçaram que estas se encontram numa fase muito preliminar e que ainda falta um ano para terminar o contrato celebrado entre o YouTube e o Vevo, mas as empresas já se terão encontrado por, pelo menos, duas vezes, acrescentaram.

Nenhuma das empresas quis comentar os rumores, mas uma parceria do género seria um trunfo indiscutível para o Facebook, que se procura afirmar cada vez mais como uma plataforma de entretenimento eclética, fazendo com que os utilizadores permaneçam cada vez mais tempo ligados ao site - para além de constituir uma vitória direta sobre a Google.

Um dos mais recentes exemplos dos esforços levados a cabo pela rede social para se tornar um serviço capaz de agregar cada vez mais vertentes da vida dos seus utilizadores é o lançamento, esta semana, de 60 aplicações para o seu novo modelo de perfil, a Timeline (ou Cronologia).

Quando a Timeline foi apresentada, em setembro, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, tinha prometido a disponibilização de aplicações que "permitissem aos utilizadores revelarem quem são através de todas as coisas que fazem". O momento chegou e a lista inclui, como prometido, aplicações para dar conta de quase tudo.

Da música ao cinema, passando por aplicações que permitem aceder a receitas (Foodily) ou artigos e dar conta da leitura dos mesmos (The Guardian, Washington Post, Wall Street Journal, Yahoo News), de viagens (TripAdvisor, Where I'be Been) ou mesmo que contabilizam os quilómetros percorridos pelo utilizador, para quando faz Fitness (MapMyFitness).

Ao mesmo tempo que oferecem funcionalidades próprias dos vários serviços que representam, estas aplicações permitem a partilha de diferentes tipos de detalhes sobre o dia-a-dia de quem as utiliza, pelo que é recomendado algum cuidado na altura da adesão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes