Os testes estão a decorrer na Índia, onde a funcionalidade de proteção de fotografias de perfil vai começar a oferecer a hipótese de os utilizadores colocarem um “escudo” nas suas imagens impedindo assim que estas sejam descarregadas e utilizadas por terceiros sem o consentimento do utilizador.

O programa piloto inclui diversos métodos de segurança extra como impedir outros utilizadores de fazerem o download das fotografias de perfil ou partilhá-las de qualquer maneira.

Além disso, os outros utilizadores não vão conseguir identificar outras pessoas na imagem de perfil e também não vai ser permitido fazer screenshots da foto de perfil da pessoa – esta funcionalidade, inicialmente, só funciona na aplicação Android.

O “escudo de proteção” é opcional e o utilizador pode escolher sempre se quer, ou não, ativar esta funcionalidade. Ao ativar a função surge uma pequena moldura azul à volta da fotografia com um escudo na parte inferior, dando assim a indicação de que a fotografia está protegida.

Inicialmente esta funcionalidade vai estar apenas disponível na Índia, mas o Facebook tem planos para expandir o “escudo” ao resto do mundo.