A Meta está a renovar a sua ferramenta “Porque estás a ver este anúncio” do Facebook, dedicada em informar os seus utilizadores os motivos para o qual foram selecionados para assistir determinada publicidade. A rede social pretende ser mais transparente a informar os utilizadores das suas atividades, utilizando ferramentas de inteligência artificial para moldar e entregar a publicidade mais adequada a cada um.

Por outro lado, pretende tornar mais fácil aos utilizadores encontrarem os controlos da publicidade e modificar as preferências daquilo que deseja ver. A ferramenta foi melhorada para incluir informação sobre como são utilizados os modelos de machine learning para mostrar os anúncios aos internautas.

Nesse sentido e, a partir de hoje, as novas ferramentas vão incluir um sumário de informação sobre tópicos de como as atividades dos utilizadores na rede social (tais como fazer um gosto numa publicação ou interagir com determinado website) podem informar os modelos de machine learning a moldarem e apresentarem as publicidades que vê. O Facebook dá exemplos e ilustrações a explicar como o seu sistema de IA e machine learning interligam os diversos tópicos para mostrar anúncios relevantes para cada utilizador.

Veja na galeria imagens das novas ferramentas de transparência de publicidade:

E sempre que os utilizadores necessitam de alterar as suas preferências relativas a anúncios também será mais fácil de encontrar essas opções, pois vão aparecer em mais páginas.

A Meta refere no seu blog que trabalhou com especialistas externos de privacidade e reguladores espalhados pelo mundo para receber o input sobre as mudanças de transparência que gostariam que a empresa adotasse no seu sistema de publicidade. A resposta passou pelo aumento dessa transparência na forma como os modelos de IA trabalham para apresentar os anúncios.

Promete dessa forma utilizar esses modelos com mais responsabilidade, mantendo os utilizadores informados. E com isso mais seguros, aumentando a responsabilidade da Meta, salientando que as mudanças que entraram em vigor refletem o feedback recebido dos especialistas.

Sempre que lhe aparecer um anúncio, pode clicar nos três pontinhos no canto superior direito e escolher a opção “Porque estás a ver este anúncio” e ter acesso às respetivas opções e informações que justificam o mesmo. Uma das opções é ocultar os anúncios desse mesmo anunciante. Os utilizadores também vão poder enviar feedback direto para a Meta, de forma a ajudar a empresa a melhorar futuramente a ferramenta e experiência geral da rede social.