O Facebook apresentou uma nova página de atualizações que centra-se sobretudo nas histórias partilhadas pela rede de contactos na plataforma social. Os conteúdos multimédia ganham mais destaque e mesmo as partilhas mais casuais sofreram alterações visuais que ajudam a destacar o conteúdo da publicação.

Durante a apresentação Mark Zuckerberg referiu que a ideia do News Feed está na possibilidade que cada utilizador tem em criar o seu próprio jornal personalizado e com todo o tipo de informações. Na altura em que a página de atualizações apareceu em 2006, as publicações dos amigos eram sobretudo em formato texto e passados seis anos, cerca de 50% dos conteúdos publicados têm imagens relacionadas.

As "histórias" que são contadas estão a ganhar destaque em termos de acompanhamento por parte das pessoas, e a rede social quer garantir que essas publicações tenham um destaque maior.

[caption]Facebook News Feed[/caption]

A personalização não se fica apenas pelo tipo de conteúdos que são disponibilizados. As publicações que aparecem no News Feed têm agora um novo sistema de filtragem que permite eliminar o "ruído" social que os utilizadores não estejam predispostos a ver em determinada altura. Do lado direito, haverá um sistema semelhante aos círculos do Google+ que permite selecionar as publicações que aparecem na página de atualizações.

A empresa de Mark Zuckerberg quer também unificar as experiências de utilização entre a versão Web e a versão para dispositivos móveis. Na apresentação, os mesmos conteúdos foram apresentados nas duas versões e eram semelhantes mesmo em navegação multiplataforma. Assim, alguém que seja novo no Facebook não estranha os dois tipos de utilização que existiam até agora na rede social entre os computadores e os dispositivos móveis.

O novo News Feed vai ser disponibilizado nas próximas horas enquanto as versões móveis vão ser atualizadas nas próximas semanas.

A primeira versão da página de atualizações apareceu em 2006 e na altura não conseguiu conquistar a opinião positiva dos utilizadores.

As novidades apresentadas pelo Facebook foram antecipadas por uma renovação também visual que aconteceu nos perfis do Google+. A atualização visual na rede social de Mark Zuckerberg aparece também numa altura em que a imprensa especializada destacou um estudo que mostrava que o Facebook já não era apelativo para os adolescentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.