O Facebook apresentou uma nova página de atualizações que centra-se sobretudo nas histórias partilhadas pela rede de contactos na plataforma social. Os conteúdos multimédia ganham mais destaque e mesmo as partilhas mais casuais sofreram alterações visuais que ajudam a destacar o conteúdo da publicação.
Durante a apresentação Mark Zuckerberg referiu que a ideia do News Feed está na possibilidade que cada utilizador tem em criar o seu próprio jornal personalizado e com todo o tipo de informações. Na altura em que a página de atualizações apareceu em 2006, as publicações dos amigos eram sobretudo em formato texto e passados seis anos, cerca de 50% dos conteúdos publicados têm imagens relacionadas.
As "histórias" que são contadas estão a ganhar destaque em termos de acompanhamento por parte das pessoas, e a rede social quer garantir que essas publicações tenham um destaque maior.
[caption][/caption]
A personalização não se fica apenas pelo tipo de conteúdos que são disponibilizados. As publicações que aparecem no News Feed têm agora um novo sistema de filtragem que permite eliminar o "ruído" social que os utilizadores não estejam predispostos a ver em determinada altura. Do lado direito, haverá um sistema semelhante aos círculos do Google+ que permite selecionar as publicações que aparecem na página de atualizações.
A empresa de Mark Zuckerberg quer também unificar as experiências de utilização entre a versão Web e a versão para dispositivos móveis. Na apresentação, os mesmos conteúdos foram apresentados nas duas versões e eram semelhantes mesmo em navegação multiplataforma. Assim, alguém que seja novo no Facebook não estranha os dois tipos de utilização que existiam até agora na rede social entre os computadores e os dispositivos móveis.
O novo News Feed vai ser disponibilizado nas próximas horas enquanto as versões móveis vão ser atualizadas nas próximas semanas.
A primeira versão da página de atualizações apareceu em 2006 e na altura não conseguiu conquistar a opinião positiva dos utilizadores.
As novidades apresentadas pelo Facebook foram antecipadas por uma renovação também visual que aconteceu nos perfis do Google+. A atualização visual na rede social de Mark Zuckerberg aparece também numa altura em que a imprensa especializada destacou um estudo que mostrava que o Facebook já não era apelativo para os adolescentes.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Montra TeK
7 smartphones modernos e apelativos abaixo dos 250 euros -
Site do dia
Projeto oVert oferece uma visão única de mais de 13 mil animais vertebrados -
App do dia
Adepto dos “livros áudio”? Esta app gratuita pode ser uma hipótese a considerar -
How to TEK
Saiba como ativar os filtros contra resultados explícitos e não seguros no Google Search
Comentários