Apesar de ter colocado um ponto final no projeto Aquila, o Facebook nem por isso deixou de ter intenções de desempenhar um papel importante na disseminação da internet em zonas menos desenvolvidas. Depois de o drone solar ter sido remetido para a garagem, a rede social quer agora lançar um satélite de internet, com o objetivo de "providenciar acesso a banda larga a regiões sem cobertura ou com fraca cobertura, em todo o mundo". De acordo com a empresa, o projeto é internamente referido como Athena.

Facebook encerra projeto Aquila, o drone solar que ia levar internet às zonas remotas do planeta
Facebook encerra projeto Aquila, o drone solar que ia levar internet às zonas remotas do planeta
Ver artigo

Recorde-se que apesar de ter encerrado os trabalhos de hardware do projeto Aquila, o Facebook manteve as equipas que se dedicavam (e dedicam) ao desenvolvimento de software. Este novo compromisso com a missão de levar internet a novas regiões do globo poderá beneficiar com essa medida.

De acordo com um relatório publicado em setembro do ano passado, sobre o atual estado da internet, mais de metade da população do planeta Terra ainda não está online. Uma das soluções propostas por especialistas consiste na criação de uma rede de satélites de baixa altitude, com capacidade para fazer chegar internet aos potenciais internautas que continuam arredados da grande rede. Esta afirmação está em linha com a indústria dos satélites, que se está a dinamizar fortemente graças ao interesse que várias empresas têm em criar satélites de internet. A SpaceX, por exemplo, lançou as suas primeiras unidades no passado mês de fevereiro.

À revista Wired, um porta-voz do Facebook afirmou que "apesar de a empresa não ter nada de relevante para partilhar acerca de qualquer projeto específico, a crença vigente é de que os satélites serão importantes facilitadores nas infraestruturas de internet da próxima geração, tornando possível a chegada de banda larga a regiões rurais onde a conectividade à internet é fraca ou inexistente".

Note que o interesse do Facebook em fazer chegar internet a novas localizações pode também estar relacionada com o seu interesse em expandir a base de utilizadores da rede social, uma vez que um aumento desta natureza estará sempre ligado com o crescimento da receita com publicidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.