O modelo aponta para anúncios de 15 segundos que vão ser exibidos automaticamente e que só terão som se os utilizadores o desejarem. A iniciativa vai envolver um grupo de anunciantes premium que não foi revelado.

A ideia é que os anúncios serão de certo modo semelhantes aos que são exibidos em canais de televisão, sendo medidos da mesma forma em termos de audiências. Os anúncios serão focados numa audiência específica, durante um curto período de tempo.

O modelo está a ser testado desde dezembro, como adianta o blog do Facebook, com a garantia de que a introdução será progressiva e monitorizada de forma a avaliar a reação dos utilizadores.

O Facebook está a trabalhar com a Nielsen para a medição das audiências e com a Ace Metrix para ajudar os anunciantes a focarem as suas campanhas e atingirem os objetivos definidos nesta nova forma de potenciar comercialmente a rede social e os 1,23 mil milhões de utilizadores ativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico