O Facebook realizou ontem a quarta edição da sua conferência anual, direcionada à comunidade de programadores. A grande novidade do aguardado evento F8 foi a renovação da página de perfil da rede social, que deverá ser visível daqui a algumas semanas com o lançamento das novidades em versão beta.



A ideia desta reformulação, como explicou o próprio Mark Zuckerberg, que tomou a seu cargo a apresentação, é permitir ao utilizador fazer a história da sua vida na rede social e arrumá-la numa linha do tempo, infinita. Ou seja, numa linha do tempo onde cabem todos os acontecimentos que o utilizador considere relevantes na sua história, para além dos registos da atividade que este foi assegurando na rede social.



A qualquer momento será possível atualizar a informação e enriquecê-la com mais fotos ou outros dados. Em maior destaque estará sempre a atividade recente do utilizador. À medida que se vai recuando na cronologia a ideia é encontrar um resumo dos momentos que marcaram a vida do utilizador, tal como é possível perceber neste vídeo de apresentação.






A renovação recente da plataforma de desenvolvimento de aplicações para parceiros também permitiu apresentar novidades no evento e um leque de nomes relevantes na área dos conteúdos marcaram presença para divulgar novas aplicações que levam filmes, livros ou jornais para dentro da rede social, prontos a serem mais partilhados e comentados que até agora.



O The Wall Street Journal - que o TeK já tinha referido ontem - é um exemplo, mas há mais. Netflix, Hulu e Spotify (que já estava na rede social há alguns meses) estão entre os parceiros que tiram partido da evolução do Open Graph já numa primeira fase. A plataforma vai suportar mais interação entre os membros da rede no que se refere à utilização das aplicações e permitir uma maior diversidade de comentários, para além do tradicional Gosto.



Durante a apresentação foi revelado que o Facebook caminha já para os 800 milhões de utilizadores em todo o mundo e que recentemente a empresa conseguiu juntar, no mesmo dia, 500 milhões de utilizadores no serviço.



Vale também a pena sublinhar que as novidades apresentadas pelo Facebook são reveladas na mesma semana em que o Google + se abre ao mundo e deixa de ter acesso restrito para utilizadores convidados e em que, o próprio Facebook, também já tinha apresentado várias novidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico