Depois de ter apresentado em 2017 o Facebook Watch, a rede social relembra as ferramentas que tem lançado desde então e anuncia novidades. A secção de vídeos integrada dentro do próprio Facebook já é visitada por mais de mil milhões de pessoas todos os meses e a empresa da Mark Zuckerberg quis celebrar o marco.

Em 2019, o Facebook anunciou a entrada de conteúdo original no mercado europeu, com várias parcerias com criadores independentes e canais de televisão. Em Inglaterra, por exemplo, a Viacom UK lançou o "Geordie More", spin-off de "Geordie Shore", e em França, o canal M6 transmitiu a versão francesa de "Britain's Got Talent" - "La France a un incroyable talent", tendo batido recordes com um único vídeo de 72 milhões de visualizações.

Watch do Facebook já mostra vídeos aos portugueses, tanto em Android como iOS
Watch do Facebook já mostra vídeos aos portugueses, tanto em Android como iOS
Ver artigo

Tendo em conta estes números, o Facebook garante agora em comunicado que vai continuar a investir na criação de conteúdo na Europa com novas parcerias com criadores e estúdios. Por isso, a rede social vai adicionar nos próximos meses ao Facebook Watch milhares de novos vídeos em parceria com a indústria audiovisual e criadores independentes.

O Facebook reconhece, no entanto, que "estas parcerias são apenas uma parte da enorme variedade de conteúdo disponível no Facebook Watch" e que os criadores independentes procuram cada vez mais as redes sociais para alcançar novos públicos.

Desta forma, a rede social garante que quando é colocado um vídeo na plataforma os criadores têm total controlo editorial de como o conteúdo é produzido e publicado. Ferramentas como o “Rights Manager” e o “Creator Studio” permitem, entre outras coisas, aceder aos insights, à informação sobre os direitos de autor e como capitalizar.

Facebook investe no negócio da música e lança a funcionalidade Music Videos
Facebook investe no negócio da música e lança a funcionalidade Music Videos
Ver artigo

Personalizada e com vídeos que correspondem aos interesses de cada utilizador, a secção da rede social tem contado com cada vez mais parceiros de criadores de conteúdos. O Facebook Watch tem-se revelado uma forma complementar de negócio, com estes profissionais a conseguirem um rendimento extra, através, por exemplo, do sistema de subscrições e dos anúncios in-stream.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.