Foi descoberta uma vulnerabilidade em diversos equipamentos da Apple que coloca graves riscos de segurança e privacidade dos utilizadores. São afetados o iPhone, o iPad, o Apple Watch e o Mac com a vulnerabilidade de segurança conhecida como CVE-2023-32434, relacionado com privilégios de kernel nos equipamentos da Apple, avança o Digital Trends.

A Apple já disponibilizou as atualizações de segurança para corrigir a vulnerabilidade e que deve executar com a máxima urgência. Segundo a fabricante, uma aplicação externa pode ser instalada e “executar código arbitrário”, ou seja, caso um hacker tenha acesso à vulnerabilidade poderá ganhar acesso ao equipamento e aceder a dados, causando danos ao utilizador.

Para os smartphones e tablets da Apple foram disponibilizadas as versões dos sistemas operativos iOS 15.7.7 e iPadOS 15.7.7. A fabricante diz que estão disponíveis para todos os modelos iPhone 6s, iPhone 7, iPhone SE de primeira geração, iPad Air 2, iPad mini de 4ª geração e iPod touch de 7ª geração.

A atualização dos sistemas operativos também corrige uma vulnerabilidade de segurança ligada ao Webkit em que os equipamentos podiam ser afetados maliciosamente através de conteúdo online, levando igualmente ao acesso dos mesmos.