As primeiras queixas foram registadas pelas 16 horas de ontem, com relatos de falhas no acesso à Internet por utilizadores residenciais e empresas, nas redes sociais e em plataformas como o DownDetector, onde começaram a surgir relatos de quebras na MEO, NOS e Vodafone.
O SAPO TEK contactou os operadores mas também a Equinix, que admitiu que a origem do problema foi uma falha no fornecimento de energia que afetou o LS1 International Business Exchange (IBX) e que teve impacto nos serviços da Equinix, refletindo-se nos serviços dos operadores. As dificuldades na ligação à Internet também se fizeram sentir em tribunais, incluindo na rede do Campus da Justiça, em Lisboa.
O gráfico de evolução de tráfego do GigaPIX, um ponto neutral de troca de tráfego de Internet, mostra claramente a falha que aconteceu pelas 16 horas e que depois não chegou a recuperar para o ritmo habitual.
Fonte oficial da Equinix explicou ao SAPO TEK que "devido a falhas persistentes no serviço de energia pública, houve uma interrupção momentânea do serviço na LS1 International Business Exchange (IBX) de Portugal na terça-feira, 6 de junho, que afetou alguns serviços locais da Equinix".
A empresa garantiu que "a situação já está sob controle e todos os serviços foram rapidamente restabelecidos", mas aparentemente manteve-se alguma instabilidade, que continuou a ser registada no DownDetector.
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Dados da Cloudflare mostram também o impacto nos serviços dos operadores, com o tráfego a cair 87% na MEO e o impacto na largura de banda e latência.
Veja as imagens do Cloudflare Radar
O IBX é o centro de dados da Equinix em Lisboa e fornece serviços de conectividade de rede para mais de 70 clientes, mais de 35 operadoras e 4 Internet Exchanges, pontos de interligação entre os vários operadores de telecomunicações.
Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes, mas terá sido a persistência das falhas de energia da rede pública a causar a interrupção dos serviços.
Embora de forma mais reduzida, o SAPO TEK sabe que há alguns problemas que persistem em ISPs que ligam clientes de grande dimensão, a nível empresarial e no Estado, e está a tentar obter mais dados sobre os impactos ainda sentidos.
Também junto da Equinix há questões a responder, nomeadamente sobre a resiliência dos serviços redundantes do datacenter e a forma como uma falha de fornecimento de energia tem um impacto tão relevante de "desligar" o acesso à Internet com tanto impacto.
O SAPO TEK já questionou a empresa e aguarda agora esclarecimentos.
(em atualização)
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