Foram ontem divulgados pelo Electronic Privacy Information Center (EPIC), uma organização de defesa da privacidade e direitos civis na Internet, documentos que mostram que o sistema de vigilância na Internet desenvolvido pelo FBI, o polémico Carnivore, tem falhas de funcionamento que se podem tornar graves. Os documentos agora disponíveis para consulta no site do EPIC foram obtidos ao abrigo do Freedom of Information Act (FOIA), um direito assegurado após litigação judicial.




Relatórios internos e auditorias realizadas pelo FBI detalham vários incidentes. O EPIC avança ainda a possibilidade do Carnivore ter prejudicado investigações em curso no FBI sobre terrorismo, nomeadamente relacionadas com as actividades de Osama Bin Laden e da Al Quaeda. Falhas técnicas, ocorridas em Março de 2000, foram descritas como erros comuns, o que indicaria a incapacidade do FBI de gerir as suas actividades de vigilância internacionais.




O Carnivore não conseguiu cumprir nessa data os objectivos a que era proposto, tendo capturado inadvertidamente mensagens de correio electrónico de pessoas que não estavam a ser investigadas. Recorde-se que o FBI sempre defendeu que este sistema que se tornou conhecido há cerca de um ano era completamente seguro.




Em diferentes documentos a que o EPIC teve acesso, dois departamentos do FBI referiam mesmo, em relação às falhas, que a tendência do Carnivore de capturar dados não desejados poderá violar a privacidade de cidadãos que não estão sob investigação mas também "contaminar" investigações em curso.





A EPIC teve acesso a estes novos documentos a 24 de Maio e ontem foram disponibilizados online, assim como um comunicado do grupo de defesa da privacidade onde o advogado encarregue da litigação refere que "estes documentos confirmam o que muitos de nós já acreditavam nos últimos dois anos, que o Carnivore é uma ferramenta poderosa mas pouco eficiente, que põe em perigo a privacidade de cidadãos inocentes.




Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - Tribunal obriga DOJ a divulgar mais dados sobre Carnivore

2001-02-14 - Carnivore adopta nome menos controverso