A partir desta terça-feira já pode transferir fotos e vídeos do Facebook para o Google Fotos. Este é o primeiro produto "fruto" do Data Transfer Projet (DTP), uma iniciativa open source lançado em 2018 pela Google e pelo Facebook, Microsoft e Twitter. Depois de ter chegado à Irlanda em 2019, a ferramenta passa agora a estar disponível em Portugal.

Até agora, se quisesse transferir as fotografias do Facebook para o Google Fotos, por exemplo, tinha de descarregar as imagens manualmente de um serviço para depois fazer o upload em outro. Mas isso é coisa do passado.

Ferramenta de transferência de fotos e vídeos do Facebook para outros serviços
Tem muitas fotografias na conta do Facebook? Vai poder transferi-las para outros serviços
Tem muitas fotografias na conta do Facebook? Vai poder transferi-las para outros serviços
Ver artigo

Através da conta do Facebook passa a poder fazer uma cópia das fotografias e dos vídeos que carregou para o Facebook e transferi-los para outro serviço, mas também pode descarregar as informações diretamente. De seguida, basta selecionar o destino onde vai ser transferida a sua cópia, sendo o Google Fotos o primeiro e único disponível até ao momento. "Após a transferência, a sua utilização das fotos e dos vídeos vai estar sujeita aos termos e políticas desse serviço", clarifica a rede social, que lhe permite ainda ter acesso ao histórico de fotografias e vídeos transferidos.

O novo recurso surge depois de o Facebook ter lançado um "novo" Messenger mais rápido e leve, mas só para iOS, numa altura em que mais de mil milhões de pessoas usam a aplicação. Isso foi possível graças à redução de 1,7 milhões de linhas de código para 360.

Desde 2018 que o DTP pretende facilitar a transferência de dados entre as diferentes plataformas. A iniciativa open source e cujo código está disponível no GitHub permite que os utilizadores transfiram dados diretamente de um serviço para outro, sem precisarem de fazer download ou upload.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.