A partir desta terça-feira já pode transferir fotos e vídeos do Facebook para o Google Fotos. Este é o primeiro produto "fruto" do Data Transfer Projet (DTP), uma iniciativa open source lançado em 2018 pela Google e pelo Facebook, Microsoft e Twitter. Depois de ter chegado à Irlanda em 2019, a ferramenta passa agora a estar disponível em Portugal.

Até agora, se quisesse transferir as fotografias do Facebook para o Google Fotos, por exemplo, tinha de descarregar as imagens manualmente de um serviço para depois fazer o upload em outro. Mas isso é coisa do passado.

Ferramenta de transferência de fotos e vídeos do Facebook para outros serviços
Tem muitas fotografias na conta do Facebook? Vai poder transferi-las para outros serviços
Tem muitas fotografias na conta do Facebook? Vai poder transferi-las para outros serviços
Ver artigo

Através da conta do Facebook passa a poder fazer uma cópia das fotografias e dos vídeos que carregou para o Facebook e transferi-los para outro serviço, mas também pode descarregar as informações diretamente. De seguida, basta selecionar o destino onde vai ser transferida a sua cópia, sendo o Google Fotos o primeiro e único disponível até ao momento. "Após a transferência, a sua utilização das fotos e dos vídeos vai estar sujeita aos termos e políticas desse serviço", clarifica a rede social, que lhe permite ainda ter acesso ao histórico de fotografias e vídeos transferidos.

O novo recurso surge depois de o Facebook ter lançado um "novo" Messenger mais rápido e leve, mas só para iOS, numa altura em que mais de mil milhões de pessoas usam a aplicação. Isso foi possível graças à redução de 1,7 milhões de linhas de código para 360.

Desde 2018 que o DTP pretende facilitar a transferência de dados entre as diferentes plataformas. A iniciativa open source e cujo código está disponível no GitHub permite que os utilizadores transfiram dados diretamente de um serviço para outro, sem precisarem de fazer download ou upload.