
Um novo sistema que funciona como uma espécie de fita métrica virtual para usar em lojas de roupa online, que permite a um utilizador "tirar as medidas" do seu corpo e, a partir daí, escolher a peça mais adequada às suas dimensões, é o que propõe um grupo de trabalho do London College of Fashion, que está a co-desenvolver um software baseado na Web, a usar pelos consumidores.
O projeto, apoiado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) e que conta com a participação de especialistas de computação, biometria e criatividade, prevê a criação de um software que usa uma câmara Web para tirar as medidas dos compradores online. Ao visitar uma loja, bastará ao visitante fazer a transferência da aplicação.
De acordo com os responsáveis do projeto, a aplicação permitirá ao utilizador tirar as medidas exatas da cintura, do quadril, busto e do tórax, por exemplo, de modo a criar uma imagem 3D do respetivo corpo.
Essa imagem é conseguida associando as medidas de várias zonas do corpo às proporções gerais do utilizador, o que resulta em valores mais precisos para escolher as peças de roupa adequadas, em vez da escolha entre os tradicionais tamanhos SL/S/M/L/XL.
"Atualmente, é comum os compradores online escolherem dois ou três tamanhos diferentes de uma peça de roupa, por não terem a certeza qual delas fica melhor" explica o responsável pelo projeto no London College of Fashion, Philip Delamore, defendendo que "os potenciais benefícios desta solução para a indústria do vestuário e para os consumidores é enorme".
Segundo o comunicado do EPSRC, o novo sistema deverá entrar em utilização dentro de dois anos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários