
Dados do Eurostat revelam que, em 2021, 26% da população da União Europeia (UE) com idades entre os 16 e os 74 anos tinham competências digitais acima do básico. No entanto, a maior percentagem de pessoas que se enquadram nesta categoria foi registada nas cidades, com 33%. Por contraste, a menor foi verificada nas zonas rurais, com 20%.
A tendência é comum em 26 dos 27 países da UE, incluindo em Portugal, a maior percentagem de pessoas com competências digitais acima do básico encontrava-se nas cidades, com 33,9%. Já nos subúrbios e zonas rurais, as percentagens descem para 26,42% e 20,79%, respetivamente.
Como explica o Eurostat, Malta foi o único país onde a maior percentagem de indivíduos com capacidades digitais acima do básico se encontrava nos subúrbios (36,32%)
Clique nas imagens para mais detalhes
O indicador de competências analisado pelo Eurostat é composto por cinco tipos de capacidades, incluindo na área de informação e literacia de dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança e resolução de problemas.
Os dados partilhados permitem ver que, em 2021, 77% da população com idades entre os 16 e os 74 anos tinha capacidades de comunicação e colaboração digital acima do básico. Novamente, as cidades registaram uma maior percentagem de indivíduos que se enquadram nesta categoria em comparação com zonas rurais: 82% versus 71%, respetivamente.
O mesmo padrão foi identificado nos restantes indicadores. A área das capacidades de criação de conteúdo afirma-se como aquela onde existe o maior “fosso” entre cidades e áreas rurais, com uma diferença de 16 pontos percentuais entre as percentagens registadas.
Note-se, no entanto, que existem exceções. Por exemplo, na Bélgica, a maior percentagem de indivíduos com capacidades acima do básico na área de informação e literacia de dados foi encontrada nos subúrbios, com 71%. Por comparação, a percentagem nas áreas rurais foi de 70% e nas cidades de 68%.
Olhando para Chipre, a maior percentagem de pessoas com capacidades de comunicação e colaboração digital acima do básico registou-se também nos subúrbios, com 91%. Verifica-se uma tendência semelhante nos Países Baixos, onde 94% da população a habitar em áreas rurais tinha capacidades de comunicação e colaboração digital acima do básico.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários