Tal como os restantes fundadores do The Pirate Bay, Sunde foi condenado pela justiça a uma pena de prisão e a uma pesada multa com o desfecho do caso judicial que opões a indústria aos criadores da plataforma de Peer-to-Peer.



A decisão judicial foi conhecida em 2009 mas só há dois anos o processo ficou concluido, depois de vários recursos. Nenhum dos fundadores cumpriu a pena de prisão que lhe foi imposta por sair do país. Sunde foi agora detido no sul da Suécia para cumprir a decisão da justiça, que o condenou a oito meses de prisão.



Outro dos fundadores do serviço tinha já também sido detido no Camboja. Ambos os homens eram procurados pela Interpol desde que a sentença transitou em julgado, algo que aconteceu depois de resolvidos os recursos apresentados pela defesa.



Nestas novas apreciações os juízes reduziram a pena inicial de um ano de prisão aplicada aos fundadores (para um número distinto de meses) mas aumentaram a multa, que passou de 32 para 46 milhões de coroas suecas, o equivalente a 5 milhões de euros.



O processo judicial que condenou os fundadores do The Pirate Bay foi um dos mais mediáticos de sempre na história da Internet, mas nem por isso conseguiu acabar com o serviço, que continua online. Opera a partir das Seychelles, alegadamente, gerido por novos responsáveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.