Prosseguindo os objectivos definidos na Cimeira de Lisboa em 2000, a comissão europeia tem vindo a dedicar uma parte dos fundos estruturais a iniciativas para a promoção da Sociedade de Informação no espaço europeu. Um estudo hoje divulgado por Michel Barnier, Comissário responsável pela política regional, estima que entre 200 e 2006 sejam aplicados nesta área perto de 10 mil milhões de euros, o que corresponde a 7,3 por cento dos fundos estruturais.


O estudo comparou dados de 150 regiões e três programas nacionais suportados por fundos europeus no período compreendido entre 2000-2006. De acordo com o comunicado pela Comissão europeia, as verbas destinadas à Sociedade da Informação variam entre 0,6 euros por habitante na região alemã de Saxónia e 358 euros em algumas zonas da Irlanda.



Entre as conclusões desta análise destaca-se a utilização dos fundos para a criação de Cidades Digitais em Portugal, assim como o facto de algumas regiões que receberam fundos estruturais terem integrado objectivos ligados à Sociedade da Informação transversalmente nos seus programas.



Michel Barnier salientou na apresentação do estudo que a Sociedade da Informação representa uma oportunidade real para o desenvolvimento regional, assegurando às zonas mais periféricas a possibilidade de manterem uma rede de contacto com o resto da União Europeia. O comissário referiu ainda que pretende garantir que todos os programas de desenvolvimento regional tenham uma dimensão ligada à Sociedade de Informação para ultrapassar o perigo de exclusão digital.



Apesar da evolução positiva que se espera no período que vai até 2006, o estudo mostra que existe ainda espaço para aperfeiçoamento, sobretudo em termos de investimento das regiões para a criação de conhecimento. O estudo aconselha ainda o desenvolvimento de indicadores específicos a nível regional de forma a monitorizar os progressos obtidos.

Notícias Relacionadas:

2003-03-14 - Comissão Europeia apela a Estados-membros para renovarem políticas de inovação