A empresa responsável pelos LOLcats - que faz humor a partir de imagens de gatos e é considerado um dos mais recentes fenómenos de popularidade na Web - acaba de anunciar que vai receber um investimento de 30 milhões de dólares.

A quantia, correspondente a cerca de 22,5 milhões de euros, constitui o primeiro grande investimento que a Cheezburger Network recebe - e que usará para "se tornar a maior rede de humor do mundo", afirmaram os responsáveis, citados pelo Wall Street Journal.

O capital provém de fundos de investimento do Foundry Group, da Avalon Ventures, Madrona Venture Group e SoftBank Capital. De acordo com o director executivo da Avalon Ventures, a empresa tem uma "uma incrível capacidade de estar sempre na intersecção da Internet com a Sociedade e com a Cultura", o que se torna "altamente atractivo não apenas para os consumidores, mas também para as marcas que querem envolver os consumidores em conteúdos e publicidade".

O investimento é um reflexo do sucesso que a companhia começa a alcançar. O grupo é proprietário de sites como "I Can Has Cheezburger?", "Failblog" e "The Daily What" onde, até à data, os lucros têm vindo da publicidade, livros e merchandising, segundo o Mashable.

A mais popular será provavelmente a secção do site I Can Has Cheezburger? que deve o nome à conjugação da expressão LOL, que significa Laugh Out Loud (rir alto), com a palavra inglesa para gatos (cats). As fotografias e vídeos de gatos acompanhados de legendas humorísticas, muitas vezes com erros ortográficos numa tentativa de reproduzir uma suposta linguagem dos próprios bichos, valem-lhe cerca de 16,5 milhões de visitantes por mês, que partilham cerca de 500 milhões de fotografias e vídeos com outros internautas.

A empresa, fundada em 2007, deverá aproveitar o capital para contratar mais funcionários, ampliar o seu departamento de marketing e desenvolver estratégias de crescimento. "O objectivo é continuar a fazer aquilo que fazemos mas mais depressa e com mais impacto", disse o director da empresa, Bem Huh, citado pelo blog de tecnologia.