
Talvez seja coincidência que a Google e a Microsoft tenham ontem apresentado duas novas plataformas que acabam por entrar em terreno alheio, mas a concorrência assim o dita. Enquanto a empresa de Redmond mostrou o Bing, o sucessor do Live Search, a Google navegou a onda das plataformas colaborativas e de comunicação com o Wave, um serviço que agrega características do email, instant messaging e ferramentas de colaboração.
O serviço só deverá ser lançado publicamente no final do ano, mas o Wave é também uma plataforma de desenvolvimento, com a maior parte do código é open source. Na conferência Google I/O, que decorreu em São Francisco, os developers foram convidados a enriquecer o sistema e a desenvolverem os seus próprios servidores Wave que integrarão uma rede federada.
O objectivo da Google é repensar a forma como se comunica e partilha informação online. No Wave pode agregar amigos e colegas de trabalho, conversando por IM, partilhando documentos, links e mapas, tudo em tempo real através de um portal, uma ideia que entra em território já ocupado pelo Sharepoint da Microsoft.
A informação pode também ser colocada directamente num site ou num blog, garantindo maior integração entre as diferentes ferramentas Web à disposição dos utilizadores.
O projecto está a ser desenvolvido há mais de dois anos e a Google acredita que pode ser o novo salto tecnológico em relação às actuais formas de comunicação mais populares, como o email e o instant messaging, que já existem desde a década de 60.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários