O Google anunciou que está a testar um novo serviço, ainda sem nome, que permite personalizar a Homepage. A empresa que sustenta o mais popular motor de busca da Internet inicia assim uma concorrência mais directa com os portais generalistas – como o Yahoo e o MSN – agregando numa mesma visualização vários serviços até agora dispersos.

O novo serviço é o resultado de um projecto interno do Google denominado Fusion e procura garantir o acesso fácil às várias funcionalidades que a sua unidade de desenvolvimento foi oferecendo aos utilizadores, como o serviço de email Gmail, o indexador de notícias Google News, indicações meteorológicas ou de bolsa.

Os conteúdos personalizados são encabeçados pela tradicional caixa de pesquisa do Google e o mesmo logotipo habitual da homepage do motor de busca. No entanto a personalização oferecida é ainda muito básica quando comparada com a de outros portais.

Os utilizadores que já estão registados noutros serviços do Google precisam apenas de apresentar o seu nome de utilizador e password, mas quem ainda não se registou pode fazê-lo de forma gratuita. "A nossa filosofia é conquistar aqueles que não são utilizadores do site", afirmou Marissa Mayer, directora de produtos de consumidor do Google, à Agência Reuters.

Esta responsável disse ainda não esperar que este serviço se torne necessariamente numa plataforma mas numa forma de ajudar os utilizadores a navegar melhor na Internet.

O Google tem vindo a lançar diversas ferramentas de navegação web, que normalmente conseguem uma grande adesão por parte dos utilizadores do motor de busca. O serviço mais recente, designado Web Accelerator, teve uma tal procura que a empresa foi obrigada a suspendê-lo temporariamente para reformulação.

No mês passado, o Google informou que as receitas líquidas do primeiro trimestre deste ano foram seis vezes superiores que às registadas no ano homólogo, superando todas as estimativas dos analistas. A receita quase duplicou de 651,6 milhões de dólares para 1,26 mil milhões de milhões.

Notícias Relacionadas:

2005-05-06 - Google desenvolve ferramenta para aumentar a velocidade de navegação

2005-04-22 - Lucros do Google multiplicam-se por seis no primeiro trimestre do ano

2005-04-21 - Informação de pesquisas pessoais em teste no Google