É uma espécie de "limpeza de primavera" que a Google assume oficialmente. De acordo com a CNET, a empresa norte-americana anunciou o encerramento de cinco dos seus serviços online, entre propostas que, pura e simplesmente, deixaram de fazer sentido na sua estratégia, e outros serviços que receberam atualizações ou melhorias, passando a ter outro nome.

O iGoogle é um dos serviços com os dias contados. Esta homepage personalizável pelo utilizador, que permite adicionar canais de notícias e Apps online, poderá durar mais ano e meio, altura em que a Google pretende encerrá-lo definitivamente. Até lá, aconselha os utilizadores a migrar para novas aplicações e soluções online da Google já disponíveis, por exemplo, integradas no Google+.

O widget Google Talk ChatBack, usado para os responsáveis de páginas Web colocarem uma solução de messaging em sites e blogues, será também encerrado. Nesta altura, a empresa "aconselha" a utilização da solução Meebo Bar no browser, uma tecnologia resultante da recente aquisição da Meebo.

O Google Mini, uma aplicação de pesquisa por hardware lançada em 2005, deixará igualmente de estar disponível. A empresa, no entanto, mantém a aposta nas soluções de pesquisa para empresas com a Google Search Appliance.

Ainda ao nível da pesquisa, outras duas soluções Google têm fim previsto para breve. O YouTube descontinuou o Google Video - o motor de pesquisa de vídeos original - e a Google confirmou já, para Agosto próximo, a migração de todos os vídeos residentes neste serviço para canais privados no YouTube.

Por fim, também o serviço de pesquisa móvel para terminais com o sistema operativo Symbian - o Symbian Search App - tem "aposentação" confirmada. Neste caso, a Google sugere simplesmente que os utilizadores tornem o endereço google.com como página de início nos seus telemóveis.

Estas decisões da Google dão continuidade à política de encerramento de serviços anunciada no início de 2012. Nessa altura, a empresa anunciou o encerramento de soluções como o Picknik, o Google Message Continuity (GMC), Google Sky Map, Neddlebase, Social Graph API e Urchin, por exemplo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico