O Google+ começou a permitir às primeiras empresas, marcas, grupos e organizações que criem os seus perfis profissionais no serviço, através das novas Google+ Pages. A possibilidade será disponibilizada de forma faseada. Os interessados podem ver se a funcionalidade está acessível, aqui.

Quando a gigante das pesquisas apresentou o Google+ restringiu o lançamento, numa fase inicial, apenas aos particulares, pedindo às empresas e marcas que não usassem os perfis criados a pensar nos utilizadores individuais para assegurarem a sua presença na rede social.

Na altura foram também prometidas ferramentas e perfis próprios para este tipo de organizações, com tipologias de funcionamento diferentes das encontradas nos perfis pessoais e mais adequadas ao tipo de utilização que se espera que as empresas procurem neste tipo de plataformas.

Entre as especificidades das Google+ Pages encontra-se a forte integração com o motor de busca da empresa - que permite que a um internauta que escreva o nome de uma marca acompanhado de um "+" seja sugerido que adicione aquela Página aos seus círculos de contactos na rede social.

Outra das diferenças revela-se ao nível da forma como as Páginas podem seguir e ser seguidas por utilizadores particulares. Assim, uma Página não pode adicionar um utilizador a um círculo (e enviar-lhe atualizações) sem que este a adicione primeiro - o que evita que a plataforma seja usada como veículo para envio de informação sobre uma marca a respeito da qual um utilizador não tenha interesse. Ou de spam.

Os conteúdos destes utilizadores empresariais estarão ainda, por predefinição, abertos a todos os utilizadores da rede social, ao contrário do que acontece com os privados. As páginas vão também contar com dois botões: "+1" e "Add to Circles". Apenas o utilizador que clicar no segundo passará a receber atualizações da Página. O primeiro apenas serve como uma espécie de recomendação.

À parte disso, os perfis de empresas contam com as mesmas possibilidades de dividir os seguidores por círculos ou de conversar com eles através de videoconferência, por exemplo. Assegurado está também o acesso a partir da aplicação móvel do Google+.

Abaixo reproduzimos um vídeo onde são apresentadas algumas das características dos perfis para empresas no Google+.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico